Notícias

150 voluntários fazem limpeza da Barragem Piraquara II

26/11/2012

Cerca de 150 voluntários participaram no último sábado (24) de um mutirão do Evento Mundial de Limpeza dos Rios e Praias para recolher o lixo no entorno da Barragem Piraquara II, em Piraquara, importante reservatório para o abastecimento público de Curitiba e Região Metropolitana. O evento também aconteceu numa data significativa, no Dia do Rio.
Promovido pelo Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) e pela Sanepar, a ação procurou limpar as margens e o entorno do reservatório. Vários mutirões como esse ocorreram simultaneamente em diferentes partes do mundo, buscando envolver a sociedade em relação à sua responsabilidade com a preservação da natureza e para conscientizar as pessoas sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e em vias fluviais. Mais de 100 países estão participaram da mobilização.
“A intenção é promover o encontro com a natureza, estimular a prática de atitudes sustentáveis e promover ações para minimizar os problemas ambientais”, explica o diretor de meio ambiente da Sanepar, Péricles Weber.

Mutirão - Durante o mutirão, os voluntários coletaram material como pneus, latas, linhas de pesca, garrafas pet e restos de mobília. O que pode ser reaproveitado será enviado para reciclagem. O restante seguiu para um aterro sanitário. Também foram catalogados dados recolhidos sobre o lixo coletado para análise estatística do Centro de Conservação dos Oceanos. Os resultados seguem para Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC).
São esses resultados mundiais que darão argumentos à IOC para tentar convencer os países a se tornarem signatários do Tratado Internacional de Controle de Poluição Marinha, uma das mais importantes convenções ambientais internacionais que busca levar os governos a se responsabilizarem em relação à poluição dos mares e à preservação do meio marinho.
A represa Piraquara II, localizada na região do Alto Iguaçu, foi escolhida por ser um importante manancial para Curitiba e Região Metropolitana, com a reservação de 21 milhões de metros cúbicos. Inaugurada em setembro de 2008, proporcionou um aumento de 8,5% no volume de água ofertado à população de Curitiba e Região Metropolitana, garantindo abastecimento a mais 350 mil habitantes.

Galeria

  • Empregados da Sanepar também participaram
  • Limpeza da barragem também contou com 'stand up'