Notícias

45% dos imóveis vistoriados em Pato Branco não têm caixa de gordura

12/04/2011

Dos 1,1 mil imóveis de Pato Branco vistoriados pela Sanepar, 45% não possuem caixa de gordura, o que compromete a eficiência do sistema de coleta e de tratamento de esgoto e pode provocar prejuízos aos moradores. As vistorias estão sendo feitas para verificar se a ligação de esgoto está corretamente conectada na rede.

A caixa de gordura tem a função de coletar e reter os resíduos gordurosos do esgoto proveniente, principalmente, da cozinha. Por isso, a Sanepar orienta que os proprietários de imóveis instalem o equipamento nas residências e em estabelecimentos comerciais.

“A falta desta caixa nos imóveis, faz com que a gordura seja encaminhada para as tubulações de esgoto, prejudicando o funcionamento do sistema; ocasionando entupimentos e o retorno do esgoto para dentro dos imóveis e ainda dificulta o tratamento nas estações da Sanepar”, explica o gestor ambiental da Sanepar em Pato Branco, João Carlos.

As vistorias foram iniciadas em janeiro deste ano. As visitas integram o programa Se Ligue na Rede, que tem por objetivo garantir mais efetividade ao sistema de coleta e tratamento de esgoto. Em Pato Branco, os técnicos constataram que 80% dos imóveis visitados estão fora do padrão exigido pela Sanepar, sendo o problema mais recorrente a ausência da caixa de gordura.

Outras irregularidades encontradas durante as vistorias foram o lançamento de esgoto em galerias pluviais e a não-eliminação de fossas sépticas e sumidouro. As fossas sépticas e sumidouros são desnecessárias quando o imóvel é servido por rede coletora de esgoto. Nas residências em que forem encontradas irregularidades, os moradores terão prazo de 30 dias para solucionar o problema.

A não-execução adequada da ligação implica em crime ambiental, passível de pagamento de multa de acordo com a Lei 13.331 que dispõe sobre o Código Sanitário Estadual e corte no abastecimento de água conforme norma da Sanepar. Ao todo serão feitas 11.812 vistorias na cidade de Pato Branco, abrangendo bairros como o Santa Terezinha, Industrial, Bonatto, Cristo Rei, Pinheirinho, Gralha Azul, Novo Horizonte, Alvorada e São Vicente.

Caixa de gordura, sua residência possui uma?

De acordo com o engenheiro da Sanepar, Romulo Gasparini, a norma técnica NBR 8160-1999, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) padroniza a construção desses dispositivos. “É importante que o morador verifique se a caixa de gordura instalada em seu imóvel obedece aos parâmetros da norma. Se ainda não possui, providencie uma. A instalação da caixa de gordura é uma proteção para o próprio dono do imóvel e o custo para a instalação é bastante acessível”, afirma.

Dicas

  • Quanto maior a profundidade da caixa, maior o intervalo para fazer a limpeza.
  • A limpeza do sistema, cuja periodicidade varia conforme tamanho da caixa, evita entupimentos, mau cheiro e proliferação de ratos e baratas.
  • Evite lançar água e óleo quentes na pia. Eles fazem com que a gordura passe da caixa e se solidifique na tubulação, provocando obstruções.
  • Antes de construir, busque orientação de um engenheiro civil ou técnico capacitado.
  • Recicle o óleo de cozinha. A Sanepar de Pato Branco possui um ponto de coleta para este tipo de resíduo, basta colocá-lo em uma garrafa Pet e trazer até o setor de atendimento ao público, no bairro Santa Terezinha.

Galeria