Notícias

O presidente da Sanepar durante coletiva em Apucarana falou sobre a previsão de restabelecer o abastecimento

Abastecimento foi 100% normalizado, mas pode haver problemas pontuais

15/01/2016

Em Apucarana e Arapongas, o abastecimento ainda ocorre parcialmente

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomou na noite de quinta-feira (14) a produção plena do sistema de abastecimento integrado Londrina-Cambé. Como os níveis dos reservatórios que distribuem a água ainda não estão totalmente recuperados, pode haver problemas pontuais em algumas regiões até o fim desta semana.

O temporal do início da semana afetou os dois sistemas de abastecimento responsáveis pelo fornecimento de água de Londrina e Cambé, os sistemas Tibagi e Cafezal. A inundação das captações, o excesso de turbidez e o desalinhamento de uma adutora fizeram com que 70% da população ficasse desabastecida.

Durante esse período, a Sanepar atendeu com caminhão-pipa todos os hospitais de Londrina e de Cambé. Na área de saúde, a prioridade foi atender os serviços onde havia internação.

O abastecimento dos moradores dos distritos rurais Patrimônio Regina, Guairacá e Guaravera também foi afetado pelas chuvas. No Patrimônio Regina, o abastecimento foi normalizado na noite de quinta-feira (14). Em Guairacá, os técnicos da Sanepar estão trabalhando para que ainda hoje seja restabelecido o abastecimento. Em Guaravera, a população está sendo atendida com dois caminhões-pipa. A Companhia já fez um levantamento dos danos causados pelas chuvas e está fazendo aquisição de novos materiais elétricos e hidráulicos para colocar o poço em operação.

Em Wenceslau Braz, Nova América da Colina, Jandaia do Sul, Novo Itacolomi, Borrazópolis, Marilândia do Sul, Tomazina e Siqueira Campos – sistemas também afetados - o abastecimento já foi normalizado.

ARAPONGAS - A produção de água de Arapongas deve atingir 100% no domingo (17). Esta é a previsão da Sanepar, segundo o presidente Mounir Chaowiche, que participou de entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira na cidade. Hoje, a produção deve chegar em 30%, com a recuperação do poço da Fazenda Giocondo que teve parte da adutora levada pela chuva. Este poço tem vazão de 90 m³/hora. O sistema também está funcionando com mais dois poços, o do Pedágio e o da região do Araucária, com 160 m³/hora cada um.

Além disso, a Sanepar trabalha para a recuperação da captação do Ribeirão dos Apertados e da estação de tratamento de água. Técnicos fazem a manutenção eletromecânica e a recuperação da adutora de água bruta. Ainda vão avaliar as condições da estação elevatória de água bruta, que estava inacessível.

Nossas equipes não estão medindo esforços para recuperar o abastecimento de água das cidades. Estamos passando por uma situação adversa e imprevisível. E o nosso apelo é para que a população faça uso racional da água”, disse Chaowiche.

Durante o dia de hoje, a prefeitura e a Sanepar disponibilizaram caminhões-pipa com água potável para as Vilas Aparecida, São João, Triângulo e Araponguinha, Jardins Colúmbia, Panorama, Piacenza, D. Martinha, Zona Sul e Jardim San Rafael.

APUCARANA – O abastecimento está voltando ao normal de forma gradativa na cidade de Apucarana. A previsão é a de que até este sábado (16) 100% da população estará abastecida. Nos bairros mais altos, onde demora mais a chegar a água distribuída, o abastecimento ainda não normalizou. Isso ocorre, porque o nível dos reservatórios ainda não foi completamente recuperado. Os bairros onde o abastecimento ainda não está completamente normalizado são Jardim Catuaí I, II e III, Jardim Colonial, Sumatra, Jardim Trabalhista, Jardim América e Jardim Apucarana.

Galeria

  • O presidente da Sanepar durante coletiva em Apucarana falou sobre a previsão de restabelecer o abastecimento
  • Em Arapongas, a produção deve ser totalmente retomada no domingo, informou Chaowiche