Notícias

ETA Tibagi, que teve sua capacidade de produção duplicada

Abastecimento nas regiões Sul e Sudeste ganha reforço

13/03/2015

Duplicação do Sistema Tibagi equilibra a produção e a distribuição de água

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em Londrina concluiu os testes da nova adutora de água tratada do Sistema Tibagi que reforça o abastecimento das regiões Sul e Sudeste de Londrina. Concluída em dezembro, a nova adutora aumenta a capacidade de transporte de água tratada nessas regiões, sem ter que passar pelo centro da cidade.

Com a duplicação do sistema, agora saem duas tubulações da Estação de Tratamento de Água (ETA) Tibagi, na Estrada do Limoeiro, em linhas paralelas. Na esquina das Ruas Jaime Americano com Maria Dolores Bueno, as adutoras seguem percursos diferentes. A linha antiga continua levando água para os reservatórios Santos Dumont e Higienópolis. A linha nova deriva para os reservatórios Sul (no alto da Avenida Madre Leônia) e Ouro Branco.

“Com isso, ficam mais estáveis os níveis de reservação e há um equilíbrio maior entre os sistemas produtor e distribuidor”, afirma o gerente industrial da Sanepar em Londrina, Roberto Arai.

Da maneira como foram projetadas, as duas adutoras podem atender esses quatro reservatórios. “Se houver algum problema em uma delas, a outra pode fazer o mesmo caminho, é claro que aí haverá diminuição no volume de água transportado. Mas ter essa mobilidade operacional é importante”, reforça Arai.

Galeria

  • ETA Tibagi, que teve sua capacidade de produção duplicada