Notícias

Abertas inscrições para Seminário sobre água e sustentabilidade

10/03/2017

Evento apresenta experiências de ex-bolsistas brasileiros no Japão e faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água

Até 17 de março estão abertas as inscrições para o IV Seminário Brasil-Japão - "Olhando para a Água em 2030”, que ocorre em Curitiba, nos dias 24 e 25 deste mês. O objetivo do evento é apresentar a cultura da inovação tecnológica no uso dos recursos hídricos e as experiências de intercambistas brasileiros com temas ligados à água e sustentabilidade no Japão. “A referência deste Seminário é o 6.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, que é assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos”, explica o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião.

O Seminário busca capacitar para o manejo ambiental sustentável e é promovido pela Associação dos Ex-Bolsistas Brasil-Japão do Paraná (APAEX), Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Confira abaixo o Programa Preliminar.

O evento prevê palestras no primeiro dia no Auditório Sanepar Tarumã (Rua Engenheiro Antônio Batista Ribas, 151 - Tarumã - Curitiba/PR) e uma visita técnica opcional aos Mananciais da Serra (Piraquara) no segundo dia. A participação é gratuita, mas é preciso inscrever-se pelo email para apd@sanepar.com.br, colocando como assunto “Seminário Brasil-Japão” até o dia 17/3.

PARCERIA – A Sanepar e a JICA mantiveram convênio de colaboração que resultou em diversas capacitações para o corpo técnico da companhia, algumas no Japão. Os participantes desses cursos também são membros da APAEX, que reúne quase 300 ex-bolsistas beneficiados com treinamento e especialização no Japão, pela JICA e outras instituições japonesas, em Curitiba e nas regionais de Paranaguá, Guarapuava, Maringá e Londrina.

Com sede na capital paranaense, a APAEX promove atividades e eventos em parceria com entidades congêneres e órgãos oficiais para incrementar a cooperação cultural, técnica e científica entre Brasil e Japão. Durante o Seminário, a Associação dos Ex-Bolsistas dará informações para interessados em participar de atividades de cooperação Brasil-Japão.

Galeria