Notícias

Governador Ratinho Junior em reunião com Movimento Viva Água

Ação com Governo do PR, Sanepar e Boticário visa melhoria da qualidade da água

21/09/2020

Governo do Estado aderiu ao Movimento Viva Água que reúne 90 organizações para atuar na Bacia do Miringuava 

O Governo do Paraná formalizou nesta segunda-feira (21) a participação do Estado no Movimento Viva Água, que visa melhorar a qualidade da água da Bacia do Miringuava, em São José dos Pinhais, e garantir a segurança hídrica da Região Metropolitana de Curitiba. O acordo foi assinado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, pelo presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum, e pelo diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

O movimento vai trabalhar com cerca de 1.200 famílias de agricultores que produzem hortaliças na região da bacia, para levar boas técnicas de produção agropecuária que visam à conservação do solo e da água, além de agregar valor à produção e estimular o empreendedorismo entre os produtores rurais. As ações vão refletir na quantidade e na qualidade da água da bacia do Miringuava, já utilizada no abastecimento da Região Metropolitana.

Ratinho Junior destacou que a iniciativa garante um cuidado maior à bacia que é essencial para o abastecimento de água na região e que também sofre com as consequências de uma das maiores estiagens da história do Paraná. “Para nós é fundamental ter a expertise e o conhecimento de 30 anos da Fundação Boticário de preservação e cuidado com o meio ambiente. Junto com a Sanepar e outros órgãos do Estado, há essa preocupação de fazer um projeto a médio e longo prazo para criar uma cultura e garantir a proteção ambiental”, afirmou o governador.

A proposta, de acordo com o presidente do Grupo Boticário, é aliar a conservação ambiental ao desenvolvimento econômico e social. “É um projeto que envolve não apenas a conservação ambiental e a preservação da área da bacia, mas também traz a oportunidade de desenvolvimento econômico e social das pessoas que vivem e produzem na região”, explicou Grynbaum.

“A preservação da bacia é muito importante porque ela funciona como um filtro para a água que será usada no abastecimento. “É um trabalho de manutenção e conservação de toda essa área, que também possibilita o desenvolvimento econômico da região, principalmente dos agricultores familiares”, afirmou o presidente da Sanepar.

BARRAGEM DO MIRINGUAVA – A Sanepar investe R$ 160 milhões na construção da barragem do Miringuava, que vai incrementar em 38 bilhões de litros de água na reservação do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba, formado atualmente pelas barragens Iraí, Passaúna, Piraquara I e Piraquara II.

A construção do reservatório vai dobrar a captação de água na bacia, passando dos atuais 1.000 litros/segundo para 2.000 litros/segundo. Ele terá capacidade para abastecer todo o município de São José dos Pinhais, além de parte de Curitiba e de Quatro Barras, atendendo cerca de 460 mil pessoas.

VIVA ÁGUA – O Movimento Viva Água tem a participação de 90 organizações do poder público, iniciativa privada, comunidade, cooperativas, sindicatos, entidades empresariais, universidades, instituições de fomento, bancos e ONGs.

O projeto compreende ações de capacitação dos produtores rurais, plantio de árvores e pesquisas com indústrias locais para a segurança e uso da água. São seis eixos temáticos, incluindo conservação, desenvolvimento, ecoturismo, articulação, redução da sedimentação e fortalecimento do cooperativismo. Essa atuação vai permitir ampliar a infiltração da chuva no solo, aumentando a capacidade de produção de água na bacia e melhorando a qualidade da água da represa em 30% nos próximos 10 anos.

Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana, os secretários de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; e do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; o chefe da Casa Civil Guto Silva; o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky; e representantes do Grupo Boticário.

Galeria

  • Governador Ratinho Junior em reunião com Movimento Viva Água