Notícias

Plantio de árvores nativas, palestras sobre sustentabilidade e atividades com estudantes fazem parte da programação

Ações do Dia da Árvore na região Noroeste já começaram

18/09/2015

Plantio de árvores nativas, palestras sobre sustentabilidade e atividades com estudantes fazem parte da programação

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está programando várias atividades para o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro. Na região Noroeste haverá palestras sobre sustentabilidade, plantio de mudas nativas e visitas monitoradas às captações de água e ao aterro sanitário.

O principal objetivo é chamar a atenção para a importância da preservação e da conservação das matas ciliares. O resultado esperado é garantir a qualidade da água dos mananciais de abastecimento público. As atividades terão apoio de órgãos governamentais, da comunidade e de outras organizações da sociedade civil.

Em Paiçandu, a Sanepar fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para o plantio de espécies nativas em uma Área de Preservação Permanente (APA). O evento será no próximo domingo (20) e vai contar com a participação do Corpo de Bombeiros, dos Fusketas Maringá e dos Trilheiros de Paiçandu. A concentração será às 9h, na praça da igreja matriz. Depois os participantes seguem para uma propriedade rural localizada na Estrada Colombo.

Na segunda-feira (21), os empregados da Sanepar de Maringá vão plantar 280 mudas nativas na Estação de Tratamento de Esgoto Mandacaru. A saída está agendada para às 13h30, em frente à sede da empresa no Jardim Alvorada.

Nesta sexta-feira (18), em Cianorte tem visita monitorada ao Aterro Sanitário da cidade. Alunos do 4º ano da Escola Municipal Vicente Machado farão o plantio de mudas nativas na Reserva Legal do aterro. Na quarta-feira (23), às 14h, estudantes do Colégio Estadual Igléa Grollmann farão uma caminhada de reconhecimento da Microbacia Hidrográfica do Córrego Cristalino. Eles vão observar as características do solo e da vegetação no entorno do córrego e plantar mudas de espécie nativa de árvores. A ação faz parte do projeto “Sustentabilidade: Da Escola ao Rio”.

Em Umuarama, na segunda-feira (21), alunos da rede estadual de ensino farão plantio de 50 mudas de árvore, no entorno da Captação de Água do Rio Piava. Também será exibido o filme “A lei da Água”, acompanhado de debate com os estudantes. Em Goioerê, no mesmo dia, serão plantadas espécies nativas às margens do Arroio Shimidt.

Outras cidades, como Mamborê e Campina da Lagoa, também realizam, durante toda a semana, plantio de mudas de árvores. Em Mamborê, a atividade será no Parque Municipal e, em Campina da Lagoa, às margens do Rio Água da Penumbra. Na quarta-feira (23), a partir das 8h, em Porto Rico, técnicos vão ensinar comerciantes da Prainha como montar oito biodigestores, que terão a função de filtrar os resíduos de cozinha. Com os biodigestores, os comerciantes atenderão uma exigência do ICMBio, destinando correta os óleos e gorduras gerados pelos estabelecimentos.

Galeria

  • Plantio de árvores nativas, palestras sobre sustentabilidade e atividades com estudantes fazem parte da programação