Notícias

Adequação na rede de água e instalação de novas tubulações são ações de combate ao desperdício

Adequação em redes combate desperdício de água

29/12/2014

Em Toledo foram instaladas mais de 40 válvulas redutoras de pressão

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está investindo na adequação do sistema de abastecimento de Toledo, para melhorar a distribuição de água tratada e reduzir desperdícios em caso de vazamentos. Para tanto, válvulas redutoras foram instaladas para controlar a pressão da rede de abastecimento. Elas regulam o fluxo até que um nível de pressão determinado seja atingido.

Segundo o engenheiro Eduardo Luiz Arrosi, a estabilidade da pressão na rede de água é importante. “Pressão muito alta pode provocar rompimento dos dutos”, explica. De acordo com o engenheiro, podem surgir vazamentos ocultos, ou seja, pequenas fissuras nos tubos que não são detectadas pela pesquisa de vazamentos. “Nestes casos, quanto menor a pressão na rede, menor a perda de água, em caso de vazamento”, destaca.

Outras melhorias são a implantação de novas tubulações de água e a separação do sistema de distribuição em zonas de abastecimento. Esta separação diminui as áreas afetadas quando há interrupções no abastecimento, facilita e agiliza os serviços de manutenção, além de também reduzir os riscos de rompimento de rede. Segundo o gerente regional de Toledo, Fábio Leal Oliveira, atualmente existem 42 válvulas instaladas na cidade. No último ano, cerca de R$ 900 mil foram investidos na melhoria da rede de distribuição de água. “Estas modificações contribuem para que possamos atender os nossos clientes com água em quantidade e qualidade”, diz.

CISTERNAS NOS IMÓVEIS – É importante lembrar que, conforme a norma técnica NBR-5626, toda edificação acima de dois pavimentos deve possuir cisterna para o armazenamento da água, com sistema de bombeamento para a caixa-d'água. “A construção da cisterna é necessária, pois com a pressão mínima disponível na rede pública, a água poderá não ter força suficiente para subir até o reservatório elevado”, completa o engenheiro.

Residências que possuem sistema de aquecimento a gás também devem ter reservatórios. “Muitas vezes, encanadores desinformados fazem a ligação de água diretamente da rua. Esta ligação está incorreta, pois o abastecimento do aquecedor deve ser feito após a passagem pela caixa-d'água”, lembra o engenheiro. Caso o morador tenha necessidade de uma pressão mais elevada, deve instalar sistema de bombeamento interno, a partir do seu próprio reservatório. Isto permite mais pressão apenas no ponto desejado, e sem risco aos equipamentos.

Todo projeto hidráulico residencial ou de edifício deve ser elaborado por profissional habilitado engenheiro ou arquiteto, que deve acompanhar a execução da obra.

Galeria

  • Adequação na rede de água e instalação de novas tubulações são ações de combate ao desperdício
  • Instalação de válvulas redutoras mantém a pressão normalizada