Notícias

Adutora em teste no centro de Campo Largo

10/07/2015

Os testes são necessários para colocar em operação o novo sistema de abastecimento de água do município

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está realizando testes para iniciar a operação do novo sistema de abastecimento de água de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. Os testes são necessários para dar tranquilidade à população, tanto no que se refere ao fornecimento regular de água quanto com relação à qualidade do produto.

Na próxima semana, de 13 a 17 de agosto, começam os testes na região central da cidade. Uma grande adutora, de 600 mm de diâmetro, será colocada em prova. Apesar dos técnicos da Sanepar acompanharem esse trabalho 24 horas por dia, podem ocorrer vazamentos durante os testes. “Estamos preparados para agir rapidamente”, afirma o engenheiro Fabio Juliander Alves, da Unidade de Projetos e Obras de Curitiba.

A Sanepar investiu R$ 46.919.216,26 na obras de captação de água bruta no lago da Barragem do Rio Verde, estação de tratamento de água (320 l/s), reservatório (4 milhões de litros de água tratada), nove boosters (bombas), 9.250 m de adutoras, 6.185 m de rede de distribuição de água, 28 válvulas redutoras de pressão, 27 macromedidores de vazão, além de ter feito adequações no Centro de Reservação Itaqui.

Também houve investimentos no Sistema Jardim Guarani, para atender comunidades distantes da sede do município. Entre as obras já concluídas estão a implantação do poço que fornece 10 l/s, a construção do reservatório com capacidade para 1.800 litros, 1.560 m de adutora e 400 m de rede de distribuição de água.

Com a entrada em operação do novo sistema de abastecimento, a Sanepar vai desativar a Estação de Tratamento de Água Itaqui e liberar a área do atual manancial para o Distrito Industrial, uma antiga reivindicação do município.

Galeria