Notícias

Presidente da Sanepar e gerente de Inovação em visita a indústria holandesa

Agenda internacional da Sanepar gera acordos e parcerias em inovação tecnológica com vários países

19/05/2023

Em visitas técnicas e assinaturas de acordos, Companhia forma novas parcerias inovadoras e estratégicas para melhoria de seus processos

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, cumpriram extensa agenda internacional nas duas últimas semanas, firmando novos acordos e parcerias que visam o avanço da inovação tecnológica nos processos da Companhia. Eles estiveram em Portugal, Alemanha e Holanda.

Como parte da delegação que acompanhou o governador Carlos Massa Ratinho Junior em Portugal, os representantes da Sanepar participaram do Paraná Day, em Lisboa. Stabile falou sobre a inovação na Sanepar, que é um dos pilares da Companhia na busca de sustentabilidade em seus processos e também sobre oportunidades abertas para parcerias.
Ainda na capital portuguesa, os representantes da Sanepar participaram de workshop sobre regulação na Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e também estiveram com representantes do Grupo Águas de Portugal (AdP), empresa pública responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário do país, em especial na Empresa Portuguesa de Águas Livres (EPAL) e na empresa Águas do Tejo Atlântico, onde visitaram também a Estação de Tratamento de Esgoto Beirolas, com produção de água de reúso.
Em Aveiro, a Sanepar assinou termo de cooperação técnica com a Universidade de Aveiro para a execução conjunta de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com ênfase em saneamento ambiental. Na oportunidade visitaram o Parque de Ciência e Inovação da Universidade, interagindo com startups. Em 2022, a Sanepar firmou parceria com duas startups portuguesas para desenvolvimento de projetos voltados a eficientização energética em sistemas de distribuição de água por meio de plataforma digital inteligente. Outra visita foi a planta de produção de Hidrogênio e outros produtos da Bondalti Energy, indústria química portuguesa com forte atuação em soluções inovadoras e sustentáveis e que tem projetos de avançar com a produção de combustíveis verdes.
Em Coimbra, Stabile e Possetti conheceram a empresa de resíduos sólidos Ersuc, que faz a coleta seletiva e o tratamento de resíduos sólidos urbanos para um grupo de 36 municípios e uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. A Sanepar administra no Paraná três aterros sanitários de forma regionalizada, em Cianorte, Apucarana e Cornélio Procópio.

Já na Holanda, Stabile e Possetti estiveram também na Wetsus, um dos Centros de Inovação em Água de referência no mundo e assinaram a renovação de parceria com a indústria Amanco Wavin, visando a melhoria da eficiência das redes e processos de água e esgoto. A assinatura foi em Amsterdã. Os representantes da Sanepar ainda visitaram a fábrica robotizada de produção de tubos e o centro de pesquisa e inovação da empresa, um dos mais reconhecidos centros em nível mundial dedicado à água.
Esse novo acordo prevê atuação em quatro frentes: gestão da rede de abastecimento de água, monitoramento da qualidade da água, eficiência energética e otimizações da rede coletora de esgoto. O acordo terá duração de dois anos abrangendo e dá continuidade a uma parceria estabelecida em 2022 que contemplou o monitoramento, com ferramentas de inteligência artificial, da rede de distribuição de água feito pela empresa holandesa e por um startup isralense, em São José dos Pinhais.

ALEMANHA – Na Alemanha, o presidente da Sanepar assinou Acordo de Cooperação Técnica com a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK-Rio), para o desenvolvimento de estudo de viabilidade de tecnologias renováveis (verdes) na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná, com fomento do governo alemão, em especial do Ministério Federal do Meio Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Proteção (BMUV).
A Sanepar também foi um dos destaques do Global Water Summit 2023, o maior evento executivo internacional do setor de água, realizado em Berlim.
“Essa missão internacional da Sanepar rendeu ótimos resultados, contemplando a assinatura de acordos e cooperações técnicas, a visita em importantes e estratégicos setores de inovação, bem como a novos processos associados com água, esgoto e resíduos sólidos. Nosso objetivo é avançar nessas parcerias técnicas de forma a aprimorarmos nossos processos”, afirma Stabile.

Galeria

  • Presidente da Sanepar e gerente de Inovação em visita a indústria holandesa
  • Presidente da Sanepar e gerente de Inovação em visita a indústria holandesa
  • Assinatura do acordo com a holandesa Amanco Wavin