Notícias

Alunos do Colégio Santos Anjos, participantes da oficina com jogos pedagógicos

Alunos de Porto União participam de atividade sobre resíduos sólidos

08/08/2014

Oficina promovida pela Sanepar integra projeto educativo sobre saneamento ambiental

Alunos do Colégio Santos Anjos, de Porto União (SC), participaram de uma oficina com jogos pedagógicos sobre resíduos sólidos promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A oficina, realizada nesta semana, integra um projeto educativo sobre saneamento ambiental voltado para os alunos do 5.º ano, dentro da grade curricular da disciplina de Ciências.

Por meio da atividades aplicadas durante a oficina, os alunos puderam construir o ciclo dos produtos, desde a extração da matéria-prima, industrialização, comércio, consumo e geração de resíduos, bem como a destinação adequada de modo a evitar impactos negativos sobre o meio ambiente. “Além de debater esses temas, fizemos uma reflexão sobre a minimização da geração dos resíduos, o consumo consciente e a importância da reciclagem como forma de redução do consumo de recursos naturais”, destaca a gestora socioambiental da Sanepar, Alcileia Félix da Silva.

Também foram apresentadas aos estudantes as formas de separação seletiva, utilizando lixeiras nas cores da reciclagem e um jogo de bolinhas representando diversos tipos de resíduos, como pilha, bateria, tampa de pet, entre outros. Os alunos foram alertados sobre a importância da separação seletiva em suas casas, orientando a separação em resíduo orgânico e inorgânico, dentro da proposta do projeto ‘Cidade Limpa’, do município de Porto União

“Com o jogo percebi as diferentes formas de destinação dos resíduos e aprendi que, quando reduzimos, reutilizamos e reciclamos estamos deixando de extrair recursos do meio ambiente”, conta a aluna Maria Eduarda Grechi.

JOGOS PEDAGÓGICOS – Ao final da oficina, os alunos interagiram com um jogo de tabuleiro gigante, que trata do “Ciclo do Rio ao Rio”, caminho que a água percorre desde que é captada para o tratamento e consumo humano até a disposição final do efluente, que é o esgoto tratado que volta ao rio. No jogo as crianças foram divididas em quatro equipes, representadas pelas cores verde, azul, vermelho e amarelo. Com auxílio de um dado gigante puderam rever de forma lúdica conteúdos já trabalhados em sala de aula sobre o tratamento de água e esgoto.

Para a professora da turma, Tânia Maria André Tymus, a contribuição das atividades lúdicas como ferramentas de aprendizagem tornam o objetivo pedagógico motivador e interessante. “Os jogos possibilitam momentos educativos, os estudantes são levados a vivenciar situações cotidianas de forma agradável e prazerosa no processo de construção do conhecimento”, ressalta.

 

Galeria

  • Alunos do Colégio Santos Anjos, participantes da oficina com jogos pedagógicos
  • Atividade lúdica para aprendizado sobre separação seletiva promovida pela Sanepar
  • Construção do ciclo dos produtos
  • Momento lúdico: brincadeira, interação e aprendizado
  • Aprendizado com jogo de tabuleiro gigante sobre o Ciclo do Rio ao Rio