Notícias

José Marcondes fala dos processos de coagulação, floculação e filtragem da água

Alunos de saúde bucal visitam estação de tratamento de água

05/10/2015

Profissionais que já atuam na área e estão concluindo curso técnico conheceram estação de tratamento e laboratório

Estudantes do curso técnico em Saúde Bucal em Guarapuava visitaram o laboratório e a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sanepar. Eles já são auxiliares de dentistas, a maioria trabalha na rede pública de saúde, e estão concluindo o curso técnico. Foi a primeira vez que alunos da área de odontologia visitaram a ETA e o laboratório. A iniciativa partiu de um dos professores, o cirurgião-dentista Tales Falleiros Lemos. “Queria que eles vissem como é o tratamento da água, principalmente, como é utilizado o flúor”, destacou.

A visita aconteceu na sexta-feira (2). Lemos lembrou que o uso do flúor na água tratada, além de exigido por lei, ajuda a garantir a saúde bucal. “Pesquisas científicas comprovam que a fluoretação da água pode diminuir de 30 a 50% a incidência de cáries, especialmente na infância. Sabemos por pesquisas, também, que a fluorose, alteração que ocorre devido ao excesso de ingestão de flúor durante a formação dos dentes, é causada principalmente pela ingestão do gel dental. Por isso indicamos que as crianças só usem gel dental com flúor a partir dos quatro ou cinco anos”, explicou.

O agente de suporte José Marcondes Espírito Santo acompanhou a visita dos alunos, e destacou que a Sanepar e outras companhias de saneamento precisam obedecer à Portaria 2.914/2011, do Ministério da Saúde. “O documento estabelece o nível mínimo e o máximo de dosagem do flúor na água, entre outros parâmetros para a água tratada, como alcalinidade e turbidez, por exemplo”. De acordo com a portaria, no tratamento da água deve-se aplicar de 0.6 a 1.1 miligrama de flúor por litro. A Sanepar utiliza 0.7 a 1.0 miligrama por litro de água.

EXPERIÊNCIA DIFERENTE – Todos acharam a visita diferente do que imaginavam. “Ficamos fascinados com tudo. Com os processos, com as análises, com a seriedade do trabalho, com o preparo técnico das pessoas que atuam aqui. Não tínhamos ideia de como era. Com certeza eu saio daqui com outra visão a respeito da Sanepar, do trabalho que é desenvolvido aqui dentro e com mais respeito ainda pelos empregados da Companhia. Foi uma das melhores experiências profissionais que já tive”, opinou a auxiliar de saúde bucal Elisângela Ferreira de Borba, que trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas do município.

No laboratório da ETA, Elisângela e os colegas acompanharam as explicações do operador de ETA Auri Cybulski e do agente de suporte operacional Streaysand de Souza Queiroz. Atentos, anotavam todas as informações. “Eu trabalho no posto de saúde perto da Sanepar e nunca tinha imaginado entrar na empresa e saber como funciona. Chegamos com muita curiosidade, ansiosos para conhecer, para tirar dúvidas, e saímos daqui cheios de informações novas e muito ricas. Foi uma oportunidade única”, disse a auxiliar Jucimar Ramos Amaral.

Galeria

  • José Marcondes fala dos processos de coagulação, floculação e filtragem da água
  • Streaysand mostra o aparelho fluorímetro marcando 0.83 ppm de flúor em ensaio feito no laboratório com a água tratada
  • Para não perder nenhuma informação, a auxiliar de saúde bucal Jucimar Ramos do Amaral anotou todas as explicações
  • Alunos do curso técnico em saúde bucal conheceram o Centro de Controle Operacional, que monitora toda a rede de abastecimento
  • Elisângela: “Ficamos fascinados com tudo. Não tínhamos ideia de como era”
  • O cirurgião-dentista Tales Falleiros lembrou que a fluoretação da água é exigida por lei e comprovadamente combate cáries