Notícias

Audiência Pública em Dois Vizinhos aborda qualidade da água

15/04/2011

Na última quarta-feira (13) foi realizada em Dois Vizinhos uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir a qualidade da água do Rio Girau Alto, que abastece o município. A reunião aconteceu após denúncia de um morador, que relatava crimes ambientais como lixo e entulho jogados às margens do rio.

Participaram da audiência técnicos da Sanepar, membros do Ministério Público do Paraná e da Prefeitura Municipal. O gerente geral da Sanepar para as regiões Oeste e Sudoeste, Renato Mayer Bueno, informou sobre o rígido controle de qualidade mantido pela empresa para garantir a potabilidade da água que chega até a população.

“Para levar água tratada a 100% da população dos municípios que atende, a Sanepar realiza um rigoroso controle, de acordo com normas do Ministério da Saúde. Realizamos análises laboratoriais de controle da qualidade da água in-natura produzida e distribuída, tanto em laboratórios da Sanepar quanto externos, visando a análise dos parâmetros de potabilidade - microbiológicos, físico-químicos, hidrobiológicos, entre outros”, destacou Bueno.

O presidente da Câmara de Vereadores, Itamar Boaretto, afirmou que “não se pode questionar a qualidade da água distribuída pela Sanepar”. Já o vereador Helio Capelesso destacou o trabalho realizado pela empresa em Dois Vizinhos e disse que acompanha as atividades da Sanepar há dez anos, com visitas regulares à Estação de Tratamento de Água do município.

O promotor de Justiça para assuntos ambientais, Eduardo Cambi, avaliou que o encontro serviu para esclarecer todas as dúvidas em relação ao tema da qualidade da água em Dois Vizinhos. “A Sanepar é uma empresa de grande credibilidade e realiza procedimentos que garantem a qualidade da água distribuída”, afirmou.

Galeria