Notícias

Presidente Mounir Chaowiche: em azul, estrutura já existente na ETE Nova Esperança; em cinza, toda a ampliação que será feita

Autorizada licitação de obras em Entre Rios, Guarapuava

07/08/2015

Trabalhos que começam em 2016 vão aumentar índice de atendimento com coleta de esgoto na Colônia Vitória

O presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, e o prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, assinaram na manhã desta sexta-feira (7) a autorização para a licitação das obras que vão ampliar a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Vila Nova Esperança, na Colônia Vitória, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava. A assinatura foi na sede do projeto social Projeção.

Os investimentos de R$ 5,7 milhões incluem os trabalhos na ETE Vila Nova Esperança, a construção de 15 km de rede e a implantação de 270 ligações. A previsão é de que as obras comecem em fevereiro de 2016. Quando todo o serviço for concluído, o índice de atendimento com rede coletora do sistema, na Colônia Vitória, passará de 53% para 90%.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, disse que, “mais do que o tamanho, a dimensão ou os milhões de reais que serão investidos, representativo é o que isso significa para a saúde das pessoas”. Chaowiche comentou que, no passado, muitos governantes não investiam em saneamento. “Isso porque não dava voto, porque era obra escondida. Estamos passando por um momento de renovação da política de investimento e de gestão. Somente nos últimos quatro anos, R$ 2,5 bilhões foram contratados pela Sanepar em obras para todo o Estado”, destacou.

O representante da Cooperativa Agrária, Manfred Majowski, falou da grande expectativa da comunidade por mais saneamento básico. “As pessoas aqui do interior têm um anseio muito grande por saneamento, água de qualidade, coleta e tratamento de esgoto. Acho muito importante o fato de o governador Beto Richa sempre olhar para o interior”.

HISTÓRIA – Em 1998, a Cooperativa Agrária, na época administradora do então sistema de abastecimento do Distrito de Entre Rios, assinou um documento repassando o sistema de água para a Sanepar. Ao longo desses anos, a Companhia vem fazendo melhorias e ampliações.

“Sabemos que algumas colônias têm uma dificuldade técnica que, hoje, impossibilita a instalação de redes coletoras e, para essas famílias, nosso Plano Municipal de Saneamento Básico prevê a adequada solução individual para o esgoto”, ressaltou o prefeito. Mounir Chaowiche assumiu o compromisso de fazer novos estudos, a partir da ampliação da ETE Nova Esperança. “Esperamos voltar logo para anunciarmos mais investimentos para toda a comunidade”, concluiu o presidente.

Participaram do evento em Entre Rios a deputada estadual Cristina Silvestri, o diretor da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), Cezar Silvestri, o presidente da Câmara de Vereadores, João Napoleão, vereadores, secretários municipais, membros da comunidade e empregados da Sanepar.

Galeria

  • Presidente Mounir Chaowiche: em azul, estrutura já existente na ETE Nova Esperança; em cinza, toda a ampliação que será feita
  • Assinatura vai permitir autorização para licitação das obras de ampliação do sistema de esgotamento da Colônia Vitória
  • Algumas autoridades presentes no evento de assinatura, na Colônia Vitória
  • Comunidade participou do evento