Notícias

Bacia do Rio Belém ganha nova sinalização em Curitiba

22/11/2019

Placas e totens fazem parte das ações previstas no programa Amigos dos Rios

O Bosque do Papa, no Centro Cívico, foi o palco “natural” para o lançamento da nova sinalização dos rios de Curitiba, entregue pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) à Prefeitura Municipal, na manhã desta sexta-feira (22).

O ato, que integra as comemorações do Dia do Rio – celebrado em 24 de novembro, teve a presença do presidente da Sanepar Claudio Stabile, do prefeito em exercício Eduardo Pimentel Slavieiro e da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

Nesta primeira etapa do programa, serão instaladas 50 placas e 31 totens com informações sobre os rios, começando pelo Rio Belém. “As pessoas têm que ter o sentimento de pertencimento. E, a partir dessa nova postura, cobrar a realização de serviços com qualidade, o mais importante legado que será deixado para as gerações futuras”, disse Stabile.

A sinalização dos rios faz parte do programa Amigos dos Rios, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. O programa foi criado para promover a limpeza e a despoluição dos rios, e para aproximar a população novamente dos corpos hídricos que cortam a cidade. “Temos orgulho de Curitiba ser a melhor capital do Brasil em saneamento, queremos continuar assim”, afirmou Pimentel.

Além da entrega da sinalização, o evento também foi marcado pelo plantio de mudas de árvores, pelas mãos das autoridades e de alunos do ensino público infantil da região.  

Acordo- No contrato de programa assinado entre Sanepar e Prefeitura de Curitiba estão previstas obras de ampliação e de melhorias nos sistemas de abastecimento de água e de coleta e de tratamento do esgoto, que beneficiarão os rios da cidade. Toda a região de abrangência da Bacia do Belém será vistoriada, para verificar se os imóveis estão ligados corretamente na rede coletora de esgoto, evitando a poluição do rio.

As ações da Sanepar também estão em sintonia com o compromisso assumido junto ao Ibama e à Justiça Federal, que prevê ações de melhorias nas estações de tratamento de esgoto do Estado.

Galeria