Notícias

Gerente da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi fez apresentação detalhada dos investimentos no município

Califórnia recebe esgotamento sanitário para mais 600 famílias

17/05/2019

Em reunião na Câmara, equipe da Sanepar explica benefícios do serviço que vai atender cerca de 2 mil pessoas

O município de Califórnia, no Norte Central do Estado, recebeu esta semana a obra concluída do Sistema de Esgotamento Sanitário. Em reunião realizada na Câmara de Vereadores, lideranças políticas, comunitárias e moradores puderam conhecer um pouco melhor a estrutura da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e do sistema, que beneficiará quase 600 famílias – cerca de 2 mil pessoas. Foram investidos R$ 4,5 milhões na construção da ETE e na implantação de 14,7 mil metros de redes.

“Saímos de uma situação sem esgotamento sanitário para um índice de atendimento com coleta e tratamento de esgoto que, já de início, atenderá quase 20% da população da cidade. Essa obra representa muito para o nosso município, em termos de investimento, qualidade de vida e saúde”, destacou o prefeito Paulo Wilson Mendes.

Tudo pronto – Apesar de não ter sido oficialmente inaugurado, o sistema de esgotamento sanitário está pronto e os moradores já tiveram liberação da Sanepar para interligar seus imóveis à rede coletora. O gestor socioambiental da Sanepar, João Paulo Gonçalves Pansanato, explicou que é essencial seguir todas as orientações e instruções dadas pelas equipes de vistoria técnica ambiental em relação à correta ligação de seus imóveis na rede coletora e ao uso adequado do sistema.

O aposentado Epaminondas Viana dos Santos comemora a 'aposentadoria' das duas fossas que possui em seu imóvel. “As fossas nos causam transtorno, é caro pra esgotar. Agora nós vamos ter rede de esgoto passando em frente de casa, com mais qualidade de vida . Nós ganhamos com isso, o município ganha com isso, é uma grande melhoria.”

Acompanhado do gerente geral da Sanepar, Rafael Sanita Malaguido, o gerente regional da Companhia, Luiz Carlos Jacovassi, fez uma apresentação detalhada da obra e dos investimentos feitos e dos que já estão previstos para o futuro. “Além de atendermos a cidade com esgotamento, 100% dos mais de 8 mil habitantes recebem em suas casas água tratada de qualidade. Para ampliar os sistemas de abastecimento e de esgotamento a Sanepar deve investir mais de R$ 9,3 milhões nos próximos quatro anos”, ressaltou Jacovassi.

Galeria

  • Gerente da Sanepar Luiz Carlos Jacovassi fez apresentação detalhada dos investimentos no município
  • Gerente geral Rafael Malaguido, gerente regional Jacovassi e prefeito Paulo Wilson Mendes
  • Epaminondas dos Santos, aposentado: “Muito mais qualidade de vida” foto 3.