Notícias

Onda de calor aumentou em 16,5% o consumo de água em Maringá

Calor faz maringaense consumir 13 milhões de litros a mais de água

24/09/2015

Sanepar monitora o consumo a cada hora, de acordo com as variações de temperatura

As altas temperaturas registradas na segunda quinzena de setembro aumentaram em 16,5% o consumo de água em Maringá. Nos últimos dias, o maringaense consumiu, em média, 13 milhões de litros de água a mais por dia, se comparado aos primeiros 15 dias deste mês. A média diária de distribuição passou de 78,5 milhões de litros para 91,5 milhões. O dia de maior consumo foi o último sábado (19), quando foram distribuídos na cidade cerca de 98 milhões de litros de água.

A capacidade total de produção do sistema de Maringá, atualmente, é de 105 milhões de litros por dia. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Valteir Galdino da Nobrega, este aumento elevado da demanda é sazonal e não mudou a rotina da empresa. “Trabalhamos de forma planejada. Para isto usamos vários dados estatísticos que nos permitem acompanhar o consumo por hora, de acordo com as variações de temperatura. Assim, garantimos a distribuição de água para toda a cidade, uma melhor reservação e a manutenção da qualidade dos serviços”, salienta.

ÁGUA DE BEBER – A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) garante a qualidade da água tratada distribuída à população. Para isso, a empresa mantém em todo o Estado uma estrutura de análise laboratorial que segue rigorosamente os parâmetros de qualidade determinados pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde. São realizadas pela empresa 1,325 milhão de análises da água por mês. Para manter esta qualidade assegurada, a Sanepar recomenda aos clientes que façam a limpeza da caixa-d’água a cada seis meses.

CUIDADOS COM A HIDRATAÇÃO –Nesses dias de calor intenso, a recomendação é consumir muita água. As altas temperaturas e a baixa umidade relativa do ar exigem cuidado ainda maior com a hidratação, principalmente de crianças e idosos. A baixa ingestão de água pode favorecer a desidratação do corpo. Para manter-se hidratado, a quantidade de água a ser consumida é de 35 mililitros por quilo. Ou seja, um indivíduo adulto que pesa 60 quilos precisa ingerir pouco mais de dois litros de água por dia.

Segundo a nutricionista Ana Paula de Souza, para manter uma boa hidratação as pessoas devem consumir água antes de sentir sede. “Quando a boca estiver seca ou ressecada é sinal de desidratação. Já a hidratação pode ser observada pela urina, que deve ser de cor clara e abundante”.

A ingestão de sucos e isotônicos também é importante, pois com o suor, além de líquido, perdem-se muitos sais minerais. Outra dica da nutricionista é evitar o consumo excessivo de chás, pois eles propiciam a desidratação. A alimentação exige cuidado. “Saladas e frutas bem higienizadas também são hidratantes e repõem as vitaminas e sais minerais perdidos com o calor e o suor. Elas também garantem um bom funcionamento intestinal”, reforça a nutricionista.

 

Galeria

  • Onda de calor aumentou em 16,5% o consumo de água em Maringá
  • Crianças e idosos precisam de cuidado maior com a hidratação