Notícias

Percurso na Estrada do Barbalho: contato com a natureza

Caminhada reúne cerca de 300 pessoas na Captação de Água

17/03/2014

Meta é orientar participantes quanto à importância da Área de Preservação Ambiental do Ribeirão Arara

A Captação de Água da Sanepar de Paranavaí foi o ponto final da 3ª edição do Desafio Ribeirão Arara Cross Country, na manhã deste domingo (16). Aproximadamente 300 pessoas participaram da caminhada de cinco quilômetros pela Estrada do Barbalho, que fica na Área de Preservação Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, manancial de abastecimento público. A Companhia disponibilizou aos participantes mais de 700 copos de água envasada.

A meta dos organizadores é orientar a população sobre a importância da APA e da preservação do meio ambiente, além de incentivar a prática de atividades físicas. O evento marca as comemorações pelo Dia Mundial da Água, comemorado no próximo dia 22. O Desafio é uma parceria da prefeitura de Paranavaí, por meio das secretarias de Meio Ambiente, de Esporte e Lazer e de Turismo e Assuntos Internacionais com a Sanepar, Sociedade Rural, Emater, entre outros.

“Tivemos a participação de jovens e crianças e de uma forma divertida e saudável estamos ensinando a importância da proteção ao manancial da cidade”, destacou o prefeito da cidade, Rogério Lorenzetti. O secretário de meio ambiente, João Marques, destacou a importância de divulgar a origem da água para o abastecimento da população. “Os moradores precisam conhecer de onde vem a água que bebemos e também ver as ações que realizamos com o repasse de recursos, pela Sanepar, ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. A adequação da Estrada do Barbalho é uma dessas ações”, explica o secretário.

Eduardo Aparecido Ferreira, que atua no tratamento de efluentes em uma empresa de Paranavaí, participou pela primeira vez do evento. “Vivemos num mundo isolado de toda essa natureza, do contato com pássaros e a mata. Gostei tanto que fiz o retorno caminhando”, disse.

Galeria

  • Percurso na Estrada do Barbalho: contato com a natureza
  • Caminhada uniu conscientização ambiental com o incentivo à atividade física
  • Chegada na Captação de Água da Sanepar, no Ribeirão Arara
  • João Marques, Arnaldo Rech (gerente da Sanepar), Rogério Lorenzetti e Thiago Sato (coordenador Sanepar)