Notícias

Outubro Rosa: funcionárias da Sanepar vestiram rosa para marcar o mês em que o câncer de mama está em debate

Campanha alerta para diagnóstico precoce do câncer de mama

30/10/2013

Empregados da Companhia vestiram a camisa no dia reservado para ouvir a Associação Amigas da Mama

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) encerrou nesta quarta-feira (30), em Curitiba, as atividades que marcaram o mês de outubro, que foi um período para lembrar empregados e clientes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama. Com o diagnóstico precoce, a chance de cura do câncer de mama é de 90%. Na sede da Sanepar, em Curitiba, foram distribuídos adesivos alusivos à campanha, promovidas palestras e ainda o depoimento de uma colega que já teve a doença. A mobilização da Companhia ocorreu ao longo do mês e até uma camiseta diferenciada marcou as atividades do Outubro Rosa.

As empregadas e os empregados da Sanepar aderiram ao movimento. Vestidos com a cor rosa, cerca de 150 pessoas participaram de palestras das integrantes da Associação Amigas da Mama, instituição sem fins lucrativos que dá apoio a vítimas de câncer, fazendo doação de próteses mamárias, empréstimo de perucas, palestras e outras atividades.

“Já tinha lido sobre o câncer de mama. Mas, hoje, o que mais me chamou a atenção foram os depoimentos das representantes da Associação Amigas da Mama e da nossa colega Bernadete. Ouvi-las contando suas experiências faz com que possamos assimilar melhor o assunto. Pois são vivências de pessoas que estão lutando contra a doença”, afirmou Paulo Roberto Borges Berlim, que trabalha na área de geoprocessamento.

Bernadete Ongaro Demetrio trabalha na Sanepar há 23 anos e foi diagnosticada com câncer de mama em 2011. “O que me importava era voltar ao trabalho com saúde, voltar bem, voltar com cabelo, isso era importante para mim. Nesse tempo em que estive afastada, consegui me cuidar mais, cuidar da alimentação, fazer exercícios, manter o stress equilibrado; qualidade de vida, afinal. No dia a dia descuidamos de nós, da nossa espiritualidade, que é tão importante. Quando voltei ao trabalho, em maio deste ano, fui muito bem recebida. Faço inglês, ginástica e continuo dando resultado e cumprindo minhas tarefas sem esquecer da minha saúde. É importante desacelerarmos, mesmo parecendo impossível”, relatou.

ENFEITADA DE ROSA – Durante o mês de outubro, diversas atividades foram realizadas em todo o estado e se estenderam também aos homens, vítimas em menor número da doença, mas que também podem desenvolvê-la - um em cada cem pacientes diagnosticados com câncer de mama é homem. Para chamar a atenção da sociedade, a empresa iluminou de rosa alguns de seus prédios, como o Reservatório Elevado de Maringá, um dos símbolos da cidade, e o Reservatório da Avenida Higienópolis, em Londrina. Na Regional da Sanepar de Maringá, também foram distribuídas fitas rosas para serem utilizadas durante o mês de outubro.

Toledo enfeitou a Estação de Tratamento de Água e o reservatório elevado da área central de Toledo com faixas de tecido na cor rosa. A decoração das unidades, visível para todas as pessoas que passassem na região, serviu de alerta para que as mulheres se conscientizem e realizem periodicamente exames preventivos.

Em Cascavel foram colocados banners no setor de atendimento ao público e nas entradas das dependências da empresa para manifestar o apoio da Sanepar na campanha que recebeu o nome de Cascavel Rosa. As mesas de trabalho foram adornadas com flores rosa. Eliandra Ródio, uma das responsáveis pela ação na Sanepar de Cascavel, afirma que o objetivo é mobilizar as empregadas e as clientes sobre a prevenção e os cuidados com a doença.

Empregadas da Regional da Sanepar de Santo Antônio da Platina trabalharam com fitinhas cor de rosa na lapela da roupa e com camisetas cor de rosa, entregues pela Associação dos Funcionários da Sanepar de Santo Antonio da Platina (Afusare). Na quinta-feira (31), para encerrar a Campanha, todos os empregados, homens e mulheres, irão trabalhar de rosa. Haverá também uma palestra para as empregadas com a psicóloga Merilúcia Marques de Sá, que falará sobre o impacto psicológico que o câncer de mama causa na mulher e como vencer o trauma.

Em União da Vitória, as empregadas participaram de uma palestra de orientação e prevenção com o ginecologista e obstetra Ricardo Silva. “Tentamos abordar diversos assuntos que dizem respeito à saúde da mulher e que merecem toda atenção por parte delas”, ressaltou o médico. “O especialista respondeu nossas dúvidas, abordou os assuntos de forma carismática e esclarecedora. Todas as participantes gostaram e aproveitaram bastante”, diz a empregada Giselda Glasa Barbalho Zanetti.

PREVENÇÃO – Normalmente o câncer de mama é indolor e pode ser diagnosticado apalpando-se a região mamária. Recomenda-se que as mulheres façam isso no quinto dia após o início da menstruação. É igualmente importante a realização de consultas médicas, mamografia (especialmente após os 40 anos), ecografia mamária, atividades físicas e alimentação saudável.

São fatores de risco: casos de câncer na família, início da menstruação antes dos 13 ou depois dos 16 anos, primeira gravidez após os 30 anos, não ter tido filho em idade fértil, menopausa após os 52 anos, uso de álcool e tabaco, sedentarismo e má alimentação.

 

 

 

Galeria

  • Outubro Rosa: funcionárias da Sanepar vestiram rosa para marcar o mês em que o câncer de mama está em debate
  • Homens também aderiram ao Outubro Rosa, em Curitiba
  • Na chegada ao trabalho, empregados foram recebidos pelos colegas, que entregaram adesivo e folder sobre o câncer de mama
  • Palestra da Associação Amigas da Mama levou informaçõs e emocionou empregados da Sanepar
  • Em Cascavel, campanha recebeu o nome de Cascavel Rosa. Mesas de trabalho foram enfeitadas com flores rosa.
  • Reservatório da Avenida Higienópolis, em Londrina, ficou iluminado durante o mês de outubro
  • Toledo enfeitou a Estação de Tratamento de Água e o reservatório elevado da área central de Toledo com tecido rosa