Notícias

Prefeito Edgar Bueno e governador Beto Richa comemoram o índice de 91% de cobertura com rede de esgoto em Cascavel

Cascavel comemora 91% de atendimento com rede de esgoto

17/03/2016

Sanepar antecipa meta e serviço de coleta e tratamento alcança 309 mil pessoas

O governador Beto Richa e o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche, comemoraram com o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, nesta quinta-feira (17), a conquista do índice de atendimento com serviço de esgoto em Cascavel e a antecipação do cumprimento da meta contratual prevista para 2021. A cidade alcançou o índice de 91% de cobertura com rede coletora de esgoto. De acordo com o dado mais recente do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano-base 2014, no Brasil, 49,8% da população tem coleta de esgoto.

“O índice de 91% é similar ao de países de primeiro mundo. Investir em saneamento é investir em saúde. Das 20 cidades do Brasil com os melhores índices de saneamento, cinco estão no Paraná, e Cascavel é uma delas”, afirmou o governador Beto Richa. Ele se referiu ao mais novo estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, com base no último SNIS.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, destacou a importância de comemorar os 91% alcançados pela cidade. “Saneamento deve ser prioridade de todos os governos. O Paraná faz a grande diferença, assim como Cascavel. O investimento no Paraná previsto para este ano é de R$ 600 milhões. Nosso estado encabeça a lista dos maiores investidores em saneamento”, disse Chaowiche.

O QUE FOI FEITO – Os investimentos de mais de R$ 69 milhões aplicados nos últimos cinco anos para ampliar o sistema de esgoto sanitário de Cascavel permitiram que o serviço de coleta e tratamento chegasse para mais de 309 mil pessoas da área urbana da cidade. De 2011 até agora, foram instalados 463 mil metros de tubulações que coletam os dejetos de 23.686 ligações domiciliares.

Pelo contrato assinado com o município, em 2004, a Sanepar tinha por compromisso estender a rede de esgoto para 90% da cidade até o fim de 2021. O prefeito Edgar Bueno diz que, já naquela época, a preocupação era com o crescimento da cidade e com a melhoria da qualidade ambiental em razão da cidade ser divisor de bacias e ter diversos córregos. “Com as metas acordadas, com a garantia dos investimentos e com a canalização adequada do esgoto tínhamos a certeza de que estaríamos projetando melhor qualidade de vida para a população, valorização dos imóveis com saneamento adequado e possibilitando o crescimento vertical em todas as regiões da cidade”.

Para coletar, transportar, tratar e dar destinação adequada ao esgoto, Cascavel tem hoje quase um milhão de metros de tubulações, estações elevatórias e quatro unidades de tratamento e figura na lista das cidades com os melhores índices de atendimento do país. Até o término das obras de implantação das redes de esgoto e da ampliação da estação de tratamento da região Sul da cidade, que estão em andamento, a previsão é a de que o índice de atendimento ultrapasse os 95%.

 

 

Galeria

  • Prefeito Edgar Bueno e governador Beto Richa comemoram o índice de 91% de cobertura com rede de esgoto em Cascavel
  • Presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, enfatizou que os investimentos em saneamento devem ser prioridade