Notícias

A programação em todo o estado se estende até o próximo dia 29

Centro de Tecnologias Sustentáveis e Ecomuseu marcam as comemorações

20/03/2014

Palestras, caminhadas e visitas monitoradas fazem parte das atividades por todo o estado

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) inaugura em Curitiba, na segunda-feira (24), o Espaço Tarumã, onde funcionarão o Centro de Tecnologias Sustentáveis (CETS), o Ecomuseu do Saneamento e um novo Centro de Treinamento da companhia. O Dia da Água é comemorado em 22 de março.

As duas novas unidades funcionam no prédio que abrigava a antiga Estação de Tratamento de Água do Tarumã, hoje desativada. O objetivo do CETS é desenvolver pesquisas na área de saneamento e oferecer soluções tecnológicas para a Sanepar, inclusive com cooperação técnica de pesquisadores de outras instituições como a Universidade do México (UNAM) e a Universidade de Stuttgart, na Alemanha.

Já o Ecomuseu do Saneamento é um espaço para preservação do patrimônio histórico da Sanepar e do saneamento no Paraná. Na inauguração, o Ecomuseu apresenta uma exposição sobre os 50 anos de história da Companhia.

Ainda dentro das comemorações do Dia da Água, a empresa também promove outra exposição: “Processo comercial: 50 anos e confiança entre a Sanepar e o Cliente”, aberta a partir do dia 26, no Museu Thadeu Wantroba, localizado na seda da Sanepar, no bairro Rebouças. As exposições são gratuitas e abertas à visitação pública.

No mesmo dia, a empresa realiza o seu terceiro workshop sobre aproveitamento energético de biogás de estação de tratamento de esgoto. Do evento, participarão cerca de 200 pesquisadores, da empresa e de instituições de pesquisa e universidades.

Em diversas regiões foram realizadas atividades que marcaram as comemorações pelo Dia da Água. A primeira delas aconteceu no dia 12, quando famílias beneficiadas pelo programa Minha casa Minha vida, de Alto Paraíso, assistiram a uma palestra sobre os serviços de água esgoto. A programação em todo o estado se estende até o próximo dia 29.

PROGRAMAÇÃO – Nesta sexta-feira (21), em Foz do Iguaçu, em conjunto com a Prefeitura, será promovida a implantação da Trilha dos Ipês, exposição de trabalhos sobre água, e o lançamento do projeto “Que rio é esse?”, com a entrega dos kits de análise de água. As atividades serão desenvolvidas no Parque Remador, no bairro Porto Meira.

No município de Terra Roxa, termina nesta sexta-feira a série de palestras sobre saneamento ambiental, que envolveram 1.600 alunos e 42 professores das escolas municipais e estaduais. As palestras abordam temas como o ciclo da água, a atuação e interferências do ser humano no planeta, a disponibilidade, importância e uso racional da água, processos de tratamento e doenças de veiculação hídrica, quando a água não é tratada. Os eventos têm o apoio das secretarias municipal e estadual de Educação e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na manhã de sábado (22), empregados da Sanepar de Campo Mourão, juntamente com o Rotary Club, distribuirão panfletos com informações sobre o uso consciente da água e sua importância para a preservação do ecossistema, por meio de um pedágio na área central da cidade. Ainda no sábado de manhã, haverá a soltura de peixes na Lagoa da Usina, uma área de preservação do município e distribuição de material educativo na pista de caminhada, no Parque do Lago.

Em Cascavel, no sábado (22), no Calçadão da Avenida Brasil, haverá orientações para o uso racional da água e sobre a importância da manutenção dos reservatórios domiciliares limpos. O evento, numa parceria entre a Sanepar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Colégio Estadual Pedro Boaretto Neto, tem início às 9 horas e deve se estender até as 17 horas.

Em Maringá, também no sábado (22), das 13h30 até as 17h30, professores e estudantes do 4.º semestre dos cursos de Técnico em Química e em Farmácia, do Colégio Estadual Doutor Gastão Vidigal, vão realizar a primeira etapa do ano do projeto Sustentabilidade: Da Escola ao Rio, no Ribeirão Mandacaru, rio urbano que corta a região Norte da cidade. Este ano os alunos irão percorrer da nascente do Ribeirão Mandacaru, na Avenida Colombo, até a Estação de Tratamento de Esgoto, que leva o mesmo nome do manancial, na Avenida Mandacaru. Ao todo será um trajeto de 4,5 quilômetros.

Na segunda-feira (24), em Toledo, haverá uma palestra para os alunos do ensino médio do Colégio do Serviço Social da Indústria (SESI). No próximo dia 26, está agendada visita dos alunos do ensino fundamental da Escola municipal Nossa Senhora das Graças, da cidade de Maria Helena, à Captação e à Estação de Tratamento de Água de Umuarama.

No dia 27, alunos do Colégio Estadual Jardim Europa, de Toledo, encerram a programação com uma passeata ecológica, limpeza e plantio de mudas de árvores nativas no trecho do Rio Toledo que passa próximo da escola. As atividades iniciam às 8h30.

O QUE ACONTECEU – Atividades de educação ambiental marcaram a semana em que é comemorado Dia da Água em diferentes cidades do Paraná. Em Foz do Iguaçu houve treinamentos sobre análise de água, exposição e distribuição de material educativo, palestras em escolas e orientação para a comunidade e trilhas ecológicas.

O programa Sanepar na Comunidade levou informações para seis Comunidades de Aprendizagem que estão desenvolvendo trabalhos de monitoramento da qualidade dos rios de Foz do Iguaçu. Estes grupos integram o Coletivo Educador, composto por 13 entidades que colaboram com ações que buscam a sustentabilidade ambiental. A apresentação foi realizada durante um treinamento que ensina como utilizar o kit de análise da água e que tem por objetivo o monitoramento da qualidade da água dos rios.

Em Medianeira, em parceria com empresas, a companhia distribuiu material educativo sobre uso racional da água, limpeza de caixa-d’água, tempo de decomposição do lixo e cartazes sobre tratamento, qualidade e distribuição de água. Na cidade de Missal, em conjunto com a Secretaria de Educação do município, foram realizadas palestras em seis escolas do município.

Em Paranavaí, as atividades da semana começaram com uma caminhada de 5 quilômetros na Estrada do Barbalho – a 3ª edição do Desafio Ribeirão Arara Cross Country – com a participação de 300 pessoas. A Trilha Ecológica, na Captação de Água do Ribeirão Arara, localizada na Estrada do Barbalho, foi aberta à visitação monitorada. A trilha de pequeno impacto, com pouco mais de mil metros, permeia o lago onde a Sanepar capta, em média, 200 litros de água por segundo para o abastecimento público. O objetivo foi integrar a população ao ambiente do Ribeirão Arara, demonstrando que é possível captar o produto de maneira sustentável.

No município de Paraíso do Norte, na região de Paranavaí, durante toda a semana, ocorreu panfletagem com informações sobre a importância e a necessidade de preservação da água, como líquido finito e essencial à vida, aos frequentadores da Rampa Náutica Jacintho Galli, no Rio Iva.

Em São Jorge do Patrocínio, na região de Umuarama, houve palestra sobre o Uso Racional da Água para estudantes da Escola Municipal João Batista de Melo. Os alunos da Escola Municipal Dimas Miranda, de Perobal, da Escola ABC, de Umuarama, e da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, da cidade de Maria Helena, visitaram a Captação e a Estação de Tratamento de Água de Umuarama.

O projeto Sustentabilidade: Da Escola ao Rio, foi apresentado, também em Umuarama, no Colégio Estadual Professor Paulo Alberto Tomazinho (CEPPAT), para os alunos do 2.º período do curso Técnico em Meio Ambiente. O projeto dissemina o conceito de sustentabilidade e como ele se aplica à qualidade e à conservação dos recursos hídricos. Participam do projeto a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (SEED).

Em Cianorte, uma exposição dialogada sobre o tema Água é Vida sensibilizou alunos da Escola Municipal Castro Alves. Houve visitas à Estação de Tratamento de Água e ao Aterro Sanitário da cidade. Em Terra Roxa, houve palestras sobre saneamento ambiental em colégios estaduais, escolas municipais, rurais e da APAE.

Para Campo Largo, a Sanepar levou a peça de teatro de fantoches “Os heróis da reciclagem”, que mostra a importância da coleta seletiva do lixo, a necessidade de cuidar dos recursos hídricos e o impacto dos resíduos na qualidade da água. Apresentada no Parque Cambuí, 160 estudantes do 5.º ano do ensino fundamental da rede pública municipal participaram da atividade. Além do teatro, os técnicos da Sanepar conduziram uma oficina de arte e desenhos sobre a Sanepar e seus serviços. O resultado deste trabalho fará parte de uma exposição.

Galeria

  • A programação em todo o estado se estende até o próximo dia 29