Notícias

Chuva elevou em 1,5 metro o nível do Rio Piava e inundou a captação de água para abastecimento de Umuarama

Chuva inunda captação da Sanepar e afeta abastecimento em Umuarama

09/05/2016

Sem trégua desde sábado (7), a chuva elevou em 1,5 metro o nível do Rio Piava e inundou a captação de água para abastecimento público, em Umuarama, às 10h desta segunda-feira (9). Para evitar que os equipamentos fossem danificados, a Sanepar elevou três conjuntos motobomba, que fazem o recalque da água do rio até a estação de tratamento de água da cidade. 

A captação e o tratamento da água só serão retomados depois que baixar o nível do rio. A orientação é para que a população faça uso racional da água. “Desde às 10h, o abastecimento está sendo feito com a água que está armazenada em nossos reservatórios. Mas não temos previsão de quando será retomada a produção. Portanto, o uso da água deve se restringir ao máximo”, disse o gerente regional da Sanepar em Umuarama, Eduardo Kawassaki Junior.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), de sexta até segunda-feira, choveu na cidade 193 milímetros. Somente nesta segunda-feira, já foram registrados 117.6 milímetros, conforme informações obtidas às 15h. A média histórica dos últimos 30 anos de chuva para todo o mês de maio é de 130.1 milímetros.

 

Galeria

  • Chuva elevou em 1,5 metro o nível do Rio Piava e inundou a captação de água para abastecimento de Umuarama
  • Chuva inunda captação da Sanepar em Umuarama