Notícias

Cidade terá os serviços da Sanepar por mais 30 anos

06/11/2014

Antes da assinatura do contrato, houve audiências públicas e o projeto de lei foi aprovado pela Câmara de Vereadores

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vai continuar atendendo a população de Congonhinhas, no Norte Pioneiro, com o serviço de abastecimento de água tratada, pelos próximos 30 anos. O contrato de programa entre o município e a Companhia foi assinado nesta quinta-feira (6) entre o prefeito José Olegário e o gerente regional da Sanepar, Bráulio Leonel, na presença de vereadores e secretários municipais.

O prefeito fez questão de destacar que o ato da assinatura faz parte de um processo longo de diálogo com a Sanepar. A negociação foi iniciada em março de 2013, passando por audiências públicas e por aprovação de projeto de lei pela Câmara de Vereadores. “A finalização deste processo é muito importante porque vai trazer ainda mais melhorias para o sistema que já é bom”, afirma Olegário. Ele elogiou a Sanepar por uma série de obras recentemente concluídas. “Neste momento de desabastecimento em vários lugares do país, sabemos, com certeza, que em nossa cidade não teremos nenhum problema do tipo porque a Sanepar já se antecipou”, ressalta.

A Sanepar concluiu, em Congonhinhas, obras de duplicação da adutora, ampliação da estação de tratamento de água e um anel de distribuição, implantado para melhorar o abastecimento na região mais alta da cidade. Além disso, a Sanepar já perfurou um novo poço para incrementar em 30% a produção. A obra de interligação do poço ao sistema será realizada em 2015 e está orçada em R$ 300 mil.

Com o novo contrato, a Sanepar irá repassar mensalmente 1% da arrecadação local para a realização de ações ambientais. O repasse será feito ao Fundo Municipal de Meio Ambiente. O município também será beneficiado com o desconto de 50% nas tarifas de água e de esgoto dos prédios públicos.

Congonhinhas possui 5.600 habitantes e 100% deles recebe água tratada, com qualidade garantida em suas residências, 24 horas por dia. Leonel considera imprescindível a formalização da prestação de serviços entre a Sanepar e o município como uma garantia de que haverá sempre a infraestrutura necessária para o crescimento da população e para o desenvolvimento econômico local. Ele lembra que a Sanepar é referência na América Latina no setor de Saneamento e que “representa uma segurança de investimentos para que todos os municípios, independente de seu porte, tenham condições básicas de saúde para sua população”.

MAIS CONTRATOS – Na região da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (AMUNOP), outros municípios também já assinaram contratos para a manutenção da Sanepar como prestadora dos serviços de saneamento. Cornélio Procópio, que assinou em 2012, incluiu também os serviços de coleta de resíduos sólidos e gestão do aterro sanitário. Leópolis e Nova América da Colina renovaram seus contratos em 2013 e 2014, respectivamente. Além destes, estão em discussão as metas de atendimento e os benefícios para a população de Rancho Alegre, Santa Amélia e Uraí.

 

Galeria