Notícias

Clubinho da Água leva 500 crianças ao teatro no Dia Mundial do Meio Ambiente

19/06/2012

Quase 500 alunos de 1ª a 5ª série do ensino fundamental de Ponta Grossa, Guarapuava e região aliaram diversão e cultura nos últimos dias 4 e 5 de junho, assistindo ao teatro de bonecos  “Os Bichos”, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Com marionetes (bonecos de fios) e bonecos de luva, o espetáculo usa linguagem adequada para crianças de 3 a 11 anos e conta a história de dois amigos - um boi e um burro - que decidem deixar o sítio em que vivem e partir para a cidade grande. Os dois animais pretendem usar os talentos artísticos dos bichos para sensibilizar os seres humanos sobre a necessidade de proteger o planeta e, principalmente, nosso bem mais precioso: a água. Natureza e cultura se fazem presentes neste espetáculo onde samba, música clássica e até funk são interpretados de forma divertida. 

Em Ponta Grossa, uma apresentação única aconteceu na segunda-feira (4) no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). “A peça é perfeita para crianças”, destacou a professora Ana Paula Glass Flores, educadora da Escola Rosa Azul. Para ela, “uma empresa do porte da Sanepar se preocupar com esse tipo de ação, é como plantar uma semente para colher no futuro”. 

Para a professora Sara Wilsen, “além da relevância do tema, a ação é uma importante oportunidade de acesso à cultura, uma vez que permitiu aos alunos ir até um teatro de verdade”. Segundo a professora, “isso permite ainda construir uma imagem mais próxima da Sanepar com os adultos do futuro, indo além do mero fornecimento de água”.

Ângela Xavier, pedagoga da Escola Aldeia Espírita da Criança Doutor David Federmann, destacou que “o teatro foi uma excelente iniciativa da Sanepar, para interagir com as crianças falando sobre a importância da água, especialmente neste momento delicado de uso da água que a cidade de Ponta Grossa enfrenta”.

Em Guarapuava, em duas apresentações no teatro do SESC Guarapuava, na terça-feira (5), a plateia foi composta por cerca de 300 crianças, alunos de ensino fundamental da cidade, além de saneparianos e familiares que também foram conferir o espetáculo de perto.  
 
Para José Marcondes, empregado da Sanepar, que levou três netos que moram em Castro para assistirem à peça, “o espetáculo traz uma mensagem fundamental de preservação da água”. Já para Adeis Hansen, responsável pelas áreas de educação e saúde do Sesc, “a mensagem transmitida pelo teatro pode ser aproveitada em sala de aula”. Silvana Korocoski, que trabalha com atividades culturais no Sesc, “o conteúdo da peça pode ajudar em questões relacionadas à natureza e meio ambiente”.

A peça é uma atividade do Clubinho da Água, iniciativa da Sanepar voltada ao público infantil e destinada a ampliar o relacionamento da empresa com a comunidade, que abriu as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente no Estado.

Galeria