Notícias

Começa a readequação dos sistemas de água e esgoto da área central

19/05/2014

Nesta primeira fase dos trabalhos, o abastecimento da população será normal

As obras de readequação dos sistemas de abastecimento e de esgoto sanitário da área central de Cascavel iniciaram nesta terça-feira (20), às 13h30, na Rua Erechim, no cruzamento com a Rua Pedro Ivo. O trabalho deverá melhorar as condições do abastecimento e também atender ao projeto de revitalização da Avenida Brasil, elaborado pela Prefeitura de Cascavel. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investirá mais de R$ 3,1 milhões nas obras.

As melhorias do sistema de abastecimento iniciam na Rua Erechim, seguem pela Pedro Ivo, Mato Grosso e Tiradentes, com a implantação de um anel de distribuição de água de grande diâmetro. O anel de distribuição é uma tubulação que alimenta as demais redes e que permite injetar maior volume de água no sistema para ampliar e melhorar as condições de abastecimento aos moradores da cidade.

Na sequência, os trabalhos serão executados no sentido inverso, da Rua Erechim até o centro de reservação de água, localizado na Rua Rio Grande do Sul, e no trecho compreendido entre as ruas 7 de Setembro e Barão do Cerro Azul e entre as Ruas Paraná e Rio Grande do Sul. No total, serão substituídos 10,7 quilômetros das redes e 500 ligações de água.

No sistema de esgoto, serão readequados 7 quilômetros de redes coletoras e remanejadas ou substituídas 250 ligações domiciliares, também na área entre as ruas Sete de Setembro e Barão do Cerro Azul e da Rio Grande do Sul até a Paraná.

As novas ligações serão padronizadas e instaladas na calçada, com caixa de proteção para facilitar a execução da leitura e as eventuais manutenções.

O gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que as obras, além de atender ao projeto de revitalização da Avenida Brasil, elaborado pelo município, “vão readequar o sistema de abastecimento e de esgoto sanitário, redimensionando as tubulações para atender o crescimento da cidade por mais de 30 anos”.

O prefeito Edgar Bueno disse que a Sanepar, com sua equipe técnica e profissional, entendeu o projeto revolucionário que está se implantando na cidade. “Com as obras que iniciam hoje a Sanepar está adequando seu sistema para prevenir transtornos, evitar que o novo pavimento a ser implantado seja quebrado para obras de manutenção e está tendo a visão de atender o futuro da cidade”, afirmou.

Para a execução das obras haverá movimentação de terra e equipamentos e, em muitos trechos, será necessário quebrar as calçadas e pavimentos, que serão repostos sem custos aos usuários. Os trabalhos no momento serão feitos sem a suspensão do fornecimento de água. Quando as equipes necessitarem fechar o setor de distribuição de água serão emitidas notas de utilidade pública informando a paralisação temporária do fornecimento de água.

Galeria