Notícias

O diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, com o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião

Companhias apontam que é preciso ampliar recursos para ações sociais

12/12/2017

Representantes de empresas de saneamento reunidos em Recife propuseram carta para nortear trabalho social e ambiental no setor

Ampliar os recursos destinados às ações de educação e responsabilidade socioambiental foi uma das diretrizes apontadas no I Seminário de Educação e Responsabilidade Socioambiental das Empresas de Saneamento que ocorreu no Recife (PE), entre os dias 5 e 8 de dezembro. O evento reuniu 180 representantes de 15 companhias de saneamento brasileiras.

Essa e outras propostas foram registradas numa Carta de Compromisso que materializa as intenções das companhias de saneamento para a inclusão de ações sociais e de educação ambiental nas estratégias corporativas. A carta também prevê a criação de uma Câmara Técnica específica para esse fim junto à Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe) e à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), instituições que apoiaram o evento. O documento é destinado aos presidentes das companhias de saneamento, da Aesbe e da Abes.

Esse texto foi concebido dentro de uma lógica de governança e transparência. No saneamento precisamos pensar todo o processo de forma integrada, desde o projeto até como nos relacionamos com o cliente. É preciso comunicação e diálogo para envolvermos as pessoas e encontrarmos multiplicadores que nos ajudem a defender a causa do saneamento”, avaliou o presidente da Aesbe e da Compesa, Roberto Tavares.

O saneamento passa por um cenário de incertezas, mas estamos no caminho certo ao nos reunirmos para tratar das questões de responsabilidade socioambiental e compartilhar nossas experiências. As empresas que encararam esse tema, tanto no planejamento como na estruturação, ficaram mais fortes. O que foi debatido aqui vai pautar as próximas ações das companhias”, disse o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Glauco Requião, que acompanhou o evento.

Ao término do seminário, houve o plantio simbólico de mudas no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, da Compesa, Companhia Pernambucana de Saneamento, com a participação de Roberto Tavares, do diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, Glauco Requião e do presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas, Clécio Falcão.

A segunda edição do seminário, já definida, acontecerá em 2019, em Curitiba, e será coordenada pela Sanepar.

PROGRAMAÇÃO – O seminário, que iniciou na última terça-feira (5), no Centro Administrativo Governador Eduardo Campos, teve palestra do jornalista Ricardo Voltolini, diretor-presidente da consultoria Ideia Sustentável, que abordou os valores da sustentabilidade nas empresas.

Na quarta (6), a socióloga Andréa Santini, pesquisadora da Diretoria de Avaliação da Conformidade do Inmetro, apresentou o Programa Brasileiro de Certificação de Responsabilidade Social e como essas práticas podem agregar valor e vantagens para as empresas. Mobilização social foi o tema da palestra feita pelo ambientalista, educador popular, dramaturgo, cordelista e engenheiro Rodolfo Cascão, que coordena o Grupo Parangolé Arte Mobilização.

A programação ainda teve a participação do superintendente da Sabesp e presidente da Abes, Roberval Tavares, que compartilhou dois cases de soluções de saneamento – abastecimento de água e esgotamento sanitário – executados em áreas de alta vulnerabilidade social na Região Metropolitana de São Paulo.

O SEMINÁRIO – O evento foi promovido pela Compesa (Pernambuco) e pela Sanepar e teve como proposta mobilizar e integrar empresas de saneamento do País para reflexão e discussão sobre responsabilidade socioambiental no âmbito da Política de Saneamento e da gestão empresarial. Para sua realização, foram consideradas as temáticas que dialogam com as metodologias dos trabalhos, os desafios regionais e nacionais, culminando na elaboração da carta, para nortear debates sobre o assunto.

Redação com informações da Compesa.


Galeria

  • O diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos, com o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião
  • O presidente da Aesbe e presidente da Compesa, Roberto Tavares
  • Companhias apontam que é preciso ampliar recursos para educação socioambiental