Notícias

Produção de água será aumentada em 400 mil litros por dia

Concluída obra que aumenta a produção de água em Cafelândia

19/03/2020

Agora serão feitas instalações elétricas no poço, que irá produzir mais 400 mil litros de água por dia

Na semana passada, a Sanepar finalizou a obra de aprofundamento e alargamento de um dos poços de Cafelândia. Engenheiros e técnicos instalaram um sistema que permitirá que a capacidade de produção do poço seja aumentada em mais 400 mil litros de água por dia.

O próximo passo será a adequação da instalação elétrica e do equipamento, que permitirá o bombeamento desse volume de água para o tratamento e a distribuição no sistema, o que deve acontecer nos próximos 3 ou 4 meses. A previsão é que, no próximo verão, haja maior tranquilidade no abastecimento da cidade.

Para a realização dessa obra de melhoria, não foi possível utilizar a água do poço. Por esta razão, o abastecimento na cidade foi pelos outros 4 poços e com o auxílio de caminhões-pipa que transportou água do sistema de Nova Aurora. A participação da população, que colaborou com o uso consciente da água, fez com que não faltasse água.

ESTIAGEM – A obra foi fundamental para que Cafelândia minimize os efeitos da estiagem. A falta de chuvas que assola o Paraná atinge principalmente as regiões Oeste e Sudoeste. Em Cafelândia, os poços sofreram redução na vazão de cerca de 10%, fornecendo no momento água no limite do consumo.

E, em razão das altas temperaturas, o volume de água distribuída na cidade tem se mantido alto, 15% a mais, em média, chegando a superar a produção de água em determinados períodos do dia. A produção média de 3,2 milhões de litros caiu para 2,9 milhões de litros por dia.

A Sanepar alerta que é importante que a população continue a colaborar, fazendo uso racional da água. Reaproveitar a água do tanque e da máquina de lavar roupas é um exemplo de consumo consciente. O reúso dessas águas pode ser aplicado na limpeza das calçadas e no vaso sanitário. Reduzir o tempo do banho, fechar as torneiras durante a lavagem da louça, da escovação de dentes e do barbear são ações pequenas que representam muito na economia de água.

Galeria

  • Produção de água será aumentada em 400 mil litros por dia
  • Produção de água será aumentada em 400 mil litros por dia