Notícias

Os prêmios foram entregues ao Núcleo de Educação e Diretoria do Colégio, que farão o repasse aos estudantes no retorno das aulas

Concurso Cultural premia alunos em Ponta Grossa

04/07/2014

A atividade faz parte da comemoração pelo centenário do primeiro sistema de abastecimento da cidade

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) premiou, nesta sexta-feira (4), os três primeiros alunos classificados no Concurso Cultural promovido em parceria com o Núcleo Regional de Educação e o Colégio Estadual Professor Júlio Teodorico, de Ponta Grossa.

O concurso faz parte das atividades de comemoração pelo centenário do primeiro sistema de abastecimento da cidade, que está sendo marcado pela revitalização do Reservatório Botuquara, vizinho ao Colégio.

Concorreram 32 redações e 18 desenhos de alunos. Os primeiros classificados em cada categoria foram premiados com um notebook, e os segundos e terceiros lugares, receberam um tablet por suas produções.

A chefe do Núcleo Regional de Educação Maria Izabel Vieira destacou a parceria com a Sanepar. “Queremos registrar nosso agradecimento por esta parceria salutar com a Sanepar, que nos ajudou a proporcionar o aprendizado além da sala de aula, em processos diferentes, oportunizando aos nossos alunos o acesso à história e à possibilidade de retratá-la, seja pelas redações ou pelos desenhos, demonstrando como ela foi assimilada”, ressalta.

Josmael de Jesus Klazura, diretor do Colégio, lembra que o Concurso Cultural promovido pela Sanepar foi importante principalmente por trazer uma proposta pedagógica completa, que “usou a revitalização do Reservatório Botuquara como argumento, mas que possibilitou ampliar as discussões nas diversas disciplinas do currículo escolar, com temas como a preservação do patrimônio histórico, ambiental e uso racional da água”, destaca.

Ao todo, a história e a importância do saneamento foram trabalhadas com mais de 800 alunos do Ensino Fundamental e Médio do Colégio Estadual Júlio Teodorico.

MEMÓRIA - Tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município, o Reservatório Botuquara será um “Espaço de Memória” para a população, abrigando, nas paredes internas das suas casas de bomba, paineis com a sua história. Além do resgate histórico do Reservatório, a reforma também tem importância estratégica para o sistema de abastecimento de Ponta Grossa, já que fornece água para a região central da cidade.

Inaugurado em 1914, ainda hoje o Reservatório Botuquara está em funcionamento, com capacidade para armazenar 2,7 milhões de litros de água. A Sanepar está investindo R$ 750,4 mil na sua revitalização.

Galeria

  • Os prêmios foram entregues ao Núcleo de Educação e Diretoria do Colégio, que farão o repasse aos estudantes no retorno das aulas
  • Os vencedores também receberão certificados de participação
  • O professor Everton Meneguzzo e o diretor Josmael Klazura, com reprodução do primeiro desenho classificado