Notícias

Presidente Mounir na inauguração do estande da Sanepar, durante Feira Internacional, atividade paralela ao Congresso da ABES

Congresso reúne especialistas para discutir gestão em saneamento

05/10/2015

Presidente Mounir Chaowiche fará apresentação nesta terça-feira (6)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está presente, até quarta-feira (7), no Rio de Janeiro, no 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e na 11ª Fitabes – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental. Os congressistas debatem os efeitos das mudanças climáticas e suas implicações no saneamento ambiental.

A Sanepar participa de discussões setoriais, seminários e apresenta trabalhos desenvolvidos por técnicos que pesquisaram soluções para problemas enfrentados no dia a dia nos sistemas de água e de esgoto. Os trabalhos discutem temas como gestão socioambiental, gestão e operação de laboratórios e utilização de biogás em estações de tratamento de esgoto.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, participa dos Diálogos Setoriais e do Seminário Sobre Inovação da Gestão em Saneamento. Ele vai falar como a empresa está enfrentando a crise no setor de abastecimento público, do aumento de custos e da redução das receitas, nesta terça-feira (6).

Na cerimônia de abertura do evento, na noite do domingo (4), o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, lembrou que o setor de saneamento enfrenta problemas de financiamento. "Ainda temos indefinição de fontes de financiamentos e a questão da desoneração do setor persiste", disse. Pauli ainda destacou o impacto da crise hídrica. "Muitos estados nordestinos tiveram sua situação agravada e o Sudeste vive uma situação inédita. Mais uma vez, com muita criatividade e paciência da nossa sociedade, vamos sobrevivendo", completou.

O presidente da Sanepar ressalta que a crise financeira enfrentada pelo Brasil provocou o aumento dos custos, fazendo com que as companhias de saneamento tenham que buscar alternativas para contornar esta crise. "O maior aumento foi no custo da energia elétrica, impactando diretamente no planejamento da Companhia.” 

O 28º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). Além das palestras técnicas, estão previstas atividades paralelas como a Fitabes, o Campeonato de Operadores e a Olimpíada Jovens Profissionais do Saneamento, além de visitas técnicas.

FITABES – O estande da Sanepar foi feito com 42 mil copos de água que representam a qualidade do produto distribuído pela empresa. Os participantes podem assistir um filme em 3D que mostra como a Sanepar trata a água e ainda podem ver todo o processo representado por uma maquete funcional.

Veroneide Oliveira Fernandes, que trabalha na Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), visitou o estande da Sanepar na Fitabes e gostou do que a companhia paranaense apresentou. Ela assistiu ao Cine Sanepar 3D. " Gostei do filme. Explica muito bem como é o tratamento da água", disse.

 

 

Galeria

  • Presidente Mounir na inauguração do estande da Sanepar, durante Feira Internacional, atividade paralela ao Congresso da ABES
  • Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental reúne empresas do setor
  • Equipe da Sanepar,no estande da Sanepar, no Rio de Janeiro
  • Presidente Mounir Chaowiche no estande da Sanepar na Fitabes