Notícias

Consulta pública discute manancial de Paranavaí

16/10/2012

Sanepar custeia revisão do plano de manejo do Ribeirão Arara

A população de Paranavaí participou das discussões sobre o zoneamento e revisão do plano de manejo e regulamentação legal da Área de Proteção Ambiental (APA) do Ribeirão Arara, manancial de abastecimento da cidade.
Participaram da audiência pública, promovida pela Prefeitura, cerca de cem pessoas, entre moradores, entidades de produtores, representantes da Sanepar e de outros órgãos públicos do governo do Estado, que debateram questões como o plano de uso, ocupação do solo e legislação ambiental. Os questionamentos apresentados pelos moradores serão incluídos no plano de manejo, de acordo com a viabilidade técnica e legal.
As ações previstas no plano de manejo e no zoneamento têm por objetivo regulamentar e nortear as atividades comercial e agropecuária na região e a correta ocupação do solo, para que não ocorram prejuízos ambientais na bacia do manancial. O Plano de Manejo do Ribeirão Arara deve ser concluído em seis meses. Os estudos, que custarão cerca de R$ 30 mil, estão sendo pagos pela Sanepar.
Zoneamento - O engenheiro florestal da Emater, Erni Limberger, afirmou que o zoneamento ao redor do Ribeirão Arara vai permitir identificar o que poderá ser feito e o que será proibido na região. “Vamos saber onde podem ser instaladas indústrias”, exemplificou.
Outra vantagem do zoneamento previsto dentro desta nova fase do plano de manejo é a avaliação dos locais onde há agentes poluentes, entre os quais pesticidas, e o que pode ser feito para que a produção agrícola não interfira na qualidade da água que abastece Paranavaí.
O manancial - A bacia do Ribeirão Arara abrange o Rio Paranavaí, o Ribeirão Floresta, o Córrego Pavãozinho e dezenas de outras nascentes. A participação do município e da comunidade nas discussões é fundamental, já que parte da área urbana está inserida na área da bacia e o manancial Ribeirão Arara é responsável pelo abastecimento com água tratada aos moradores da cidade.

Galeria