Notícias

Consumo de água em Guarapuava bate recorde histórico

08/03/2012

O consumo de água em Guarapuava, município de 160 mil habitantes na região Centro-Sul do estado, está batendo recordes históricos neste início de março. A média, que ficou em 24 milhões de litros por dia nos últimos dois anos, chegou a 29 milhões de litros diários em março, um acréscimo de 16,7%. Isso significa que cada pessoa está gastando, em média, 30 litros de água a mais por dia.

“As altas temperaturas deste verão elevam o consumo para muito acima do esperado, o que pode afetar o abastecimento em algumas regiões da cidade”, afirma a coordenadora de Planejamento da Sanepar em Guarapuava, Maria Olita Sasaki. O estado de alerta atinge, principalmente, os bairros Bomsucesso, Padre Chagas, Primavera, Aeroporto e Xarquinho. “Sai mais água do que entra nos reservatórios”, explica Maria Olita. “É preciso que todos usem a água sem desperdiçar, reduzindo o tempo debaixo do chuveiro, por exemplo, ou não lavando a calçada com água tratada.”

Para garantir o abastecimento nos próximos anos, a Sanepar vai investir R$ 4,213 milhões em obras como a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água Guará, perfuração de poços e construção de uma estação elevatória no distrito de Entre Rios, implantação do Sistema de Abastecimento de Água no assentamento Paiol das Telhas e 13.393 metros de rede de distribuição. Além disso, também estão previstos investimentos de R$ 26,372 milhões em 77.320 metros de rede coletora de esgoto.

Veja algumas dicas para o uso da água sem desperdícios:

- Aproveite a água do tanque ou da máquina onde foi lavada e enxaguada a roupa para lavar calçadas,pisos,calçados,tapetes e regar o jardim.
- Lave o carro usando a água em um balde.Isso reduz o consumo de água em até 300 litros.
- Diminua o tempo no banho:cinco minutos embaixo do chuveiro consomem 70 litros de água.
- Feche sempre a torneira ao escovar os dentes,ensaboar as mãos,fazer a barba.Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.
- Ao lavar a louça, o ideal é fechar a cuba da pia,deixando um pouco de água.Ensaboe toda a louça e enxágüe em água limpa.Não deixe a torneira aberta durante o tempo de lavagem da louça.
- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.
- Regule a válvula de descarga do vaso sanitário para reduzir o consumo de água.
- Ao observar possíveis vazamentos de água na rua, avise diretamente a Sanepar pelo telefone 115, pelo site www.sanepar.com.br ou no twitter ( @sanepar_pr).

Galeria