Notícias

Controle é apresentado para Fórum em Londrina

06/07/2012

O sistema de controle da qualidade da água tratada distribuída aos moradores de Londrina foi apresentado nesta quinta-feira (5), na reunião semanal do Fórum Desenvolve Londrina. Para garantir a qualidade da água, a Sanepar realiza cerca de 200 mil análises mensais. Esta e outras informações foram repassadas pela engenheira química e gerente de Avaliação de Conformidades da Sanepar, Eloize Motter Rodrigues, que falou sobre os principais fatores que determinam a qualidade da água distribuída. A qualidade da água depende, especialmente, do processo de tratamento e do controle de parâmetros físicos, químicos e bacteriológicos. Os procedimentos estão previstos na Portaria 2914 do Ministério da Saúde, “que a Sanepar cumpre rigorosamente”, disse Eloize.
A Portaria 2914 também exige dos condomínios e de outros consumidores, que extraem água de poços artesianos, a contratação de um responsável técnico pela qualidade da água desta fonte alternativa. Este técnico deve providenciar a realização das análises previstas na Portaria.
A fiscalização da qualidade da água destinada ao consumo humano está sob responsabilidade da Vigilância Sanitária de cada município. Todos os meses, a Sanepar envia o relatório com as informações de cada cidade para as secretarias estadual e municipal de Saúde. “Há todo um cuidado desde a coleta de amostras, da água bruta no manancial, até a água tratada que está na rede de distribuição. As análises laboratoriais são realizadas de hora em hora e estão disponíveis em tempo real pela internet, no site na empresa (www.sanepar.com.br)”, afirmou Eloize

Transparência - Todo cidadão consegue acessar os 30 últimos resultados de análises da qualidade da água em todas as localidades atendidas pela empresa. Além da divulgação pelo site, a Sanepar também emite relatório anual da qualidade da água, que é enviado para 100% dos imóveis abastecidos.
O sistema de controle de qualidade da água da Sanepar é uma medida prevencionista de doenças de veiculação hídrica. As medidas prevencionistas integram o indicador Uma Cidade Humana, Segura e Saudável, dentro da visão de futuro criada pelo Fórum Desenvolve Londrina, para quando esta completar 100 anos de fundação, em 2034.
O presidente do Fórum, Cláudio Tedeschi, elogiou o trabalho da Sanepar e disse que o conhecimento é essencial para a busca de soluções de forma mais coletiva. “Sabíamos que o assunto (prevenção de doenças) é importante e está ligado diretamente com as questões da água, esgoto e resíduos. Conseguimos entender melhor a complexidade da área de saneamento e o trabalho da Sanepar”, disse ele. Tedeschi explica que a atuação da entidade é essencialmente focada na promoção de políticas e iniciativas de desenvolvimento de longo prazo. “Somos um movimento propositivo e apartidário. Temos aqui diversos setores da sociedade organizada trabalhando com indicadores que permitem avaliar como a cidade está se desenvolvendo em áreas como educação, saúde, meio ambiente, segurança, cultura, tecnologia e economia”, sintetiza.

Para o vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Ary Sudan, “a água tem papel predominante na saúde pública. Acredito que há pessoas que não tomam água de qualidade por desconhecimento. A Sanepar prepara uma água boa e leva até nossas casas. Não podemos deixar que ela seja contaminada, pela falta de limpeza de caixa d’água, por exemplo”, ressalta.  Ary defende o Fórum como um espaço para apresentação de projetos e envolvimento com a comunidade. “Nossa participação aqui vai além da defesa da comunidade industrial. Queremos promover o desenvolvimento como um todo, em conjunto”, comenta.

Metodologia – O Fórum Desenvolve Londrina utiliza uma metodologia difundida mundialmente e tem como referência à cidade Jacksonville, Flórida, Estados Unidos. “Eles realizam este trabalho há 35 anos. Seguimos à risca, por exemplo, com a realização de palestras para esclarecer temáticas, sem debate”, comenta Tedeschi.
O desenvolvimento da metodologia tem o apoio do Sebrae. O gerente do Sebrae Regional Norte do Paraná, Heverson Feliciano, explica que a discussão dos problemas da comunidade por meio de indicadores facilita a busca por soluções. “A experiência mostra que todo mundo conhece a causa e a solução. E se ambos são comuns a todos, perguntamos porque não se desenvolvem as ações”, observa.
Feliciano conta que Doenças Infectocontagiosas é o quinto estudo realizado pelo Fórum, criado em 2006, como um movimento propositivo de ações visando o desenvolvimento sustentável de Londrina e região. “A entidade trabalha com seis indicadores e 46 itens. Elegemos um indicador para aprofundar no ano e depois publicamos um caderno de estatística”, indica.
Em 2012 o tema é Terceiro Setor. Em 2011, o tema foi Adolescente em Conflito com a Lei; em 2009, Mobilidade Urbana; em 2008, Desenvolvimento Empresarial; e, 2007, Ensino Fundamental.
Composto por entidades e pessoas de diversos segmentos, o Fórum tenta prospectar o futuro, promover o planejamento estratégico participativo e integrado, propor e apoiar políticas e iniciativas públicas e privadas em prol do desenvolvimento sustentável.
O Fórum Desenvolve Londrina é formado por representantes da Fiep, Sebrae, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Adetec, Associação Médica de Londrina, Caixa, Prefeitura de Londrina, Câmara Municipal de Londrina, Clube de Engenharia e Arquitetura, Iapar, Embrapa, Sociedade Rural do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, RPCTV, entre outros.

 

 

Galeria