Notícias

Cuidar da água da piscina evita desperdício e ajuda a reduzir a conta

30/12/2014

Desperdícios precisam ser evitados para que todos sejam abastecidos

É muito comum o uso de piscinas plásticas ou fixas na temporada de verão em vários imóveis no Litoral e nas regiões que enfrentam temperaturas mais altas. Neste período, a recomendação da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é evitar o desperdício, tendo cuidado especial com a água utilizada nas piscinas.

“Cobrir as piscinas e tratá-las com água sanitária são formas simples de usar a água de maneira mais racional e prolongar sua vida útil, sem precisar descartar a água todos os dias. Pode parecer pouca coisa o que se usa para encher uma piscina plástica, mas aquelas que têm capacidade para 10 mil litros, por exemplo, armazenam o equivalente ao consumo diário de água tratada de 50 pessoas”, compara o gerente da Sanepar no Litoral, Romilson Gonçalves.

Ele explica que, ao deixar a piscina coberta, é possível evitar que sujeiras caiam na água e que a piscina se torne foco do mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti). A incidência de luz solar sobre a água também pode estimular a proliferação de algas e bactérias.

Romilson também recomenda que a água seja tratada com uma colher (de sopa) de água sanitária comum para cada mil litros de água. “Se a água não estiver suja com terra, areia ou comida, esse tratamento pode ser repetido uma vez a cada quatro dias, mantendo a água numa condição adequada”, recomenda.

Além desses cuidados, as piscinas infláveis, de plástico ou fixas devem ser cheias ou completadas com água fora do período de maior consumo, que vai das 10h30 às 20h. No caso das piscinas fixas, é necessário fazer manutenções constantes, com profissionais especializados, para manter a qualidade da água.

CONTA ALTA – A troca constante de água da piscina, além de contribuir para o desperdício de água, é também uma das razões para as altas contas dos imóveis no final dos meses de verão. “É preciso cuidar do consumo tanto para evitar a falta de água como para não ter surpresas desagradáveis ao receber a conta”, diz Romilson. “A água da piscina pode ser reutilizada para outros fins, como a lavagem de carros, calçadas e até no vaso sanitário”.

Galeria