Notícias

Mais de 12 mil pessoas passaram pelo Dia da Construção Social no Vista Bela em Londrina

Dia da Construção Social em Londrina reúne mais de 12 mil participantes

20/08/2013

Sanepar orientou sobre objetos jogados, erroneamente, nos ralos e vasos sanitários e uso correto da rede coletora de esgoto

Mais de 12 mil pessoas passaram pelo Centro de Educação Infantil do Residencial Vista Bela, durante o Dia Nacional da Construção Social no último sábado (17) em Londrina. No estande da Sanepar, os clientes foram orientados sobre o funcionamento da rede coletora de esgoto e os transtornos provocados pelo mau uso das tubulações. Os problemas são causados pelos moradores que jogam objetos e materiais que deveriam ser destinados à reciclagem ou para o aterro sanitário. Exemplos destes produtos foram expostos na barraca da empresa, que também ofereceu serviços comerciais como o cadastramento na Tarifa Social e a emissão de segunda via.

Os técnicos da Sanepar esclareceram que o esgoto é apenas água usada: no banheiro, para a higiene pessoal, na cozinha e área de serviços, para a lavagem de louças e de roupas. “Papel higiênico, camisinha e pequenos plásticos, como cotonetes, nunca devem ser jogados no vaso. Este material pode causar transtorno para o próprio morador ou para o seu vizinho”, alerta a gerente regional da Sanepar, Mara Lúcia Pereira Kalinowski. Nas sete estações de tratamento de esgoto de Londrina e Cambé, o volume de lixo aumentou 139% nos últimos três anos.

Com mais de 3,5 mil unidades residenciais, entre as casas e os 12 edifícios, o Residencial Vista Bela foi escolhido como sede do Dia da Construção Social porque parcela significativa dos moradores trabalha no setor da construção civil.

Com o tema Educação para a vida: pequenos gestos para construir uma grande cidade, o Sinduscon Norte PR, segundo o presidente Gerson Guariente Júnior, procura “demonstrar o reconhecimento ao trabalhador da construção civil". "Este é um momento para reforçarmos, com as diversas ações de cidadania e lazer, o quanto a educação é fundamental para o desenvolvimento e crescimento individual e coletivo da nossa sociedade", disse ele.

O presidente da Associação de Amigos e Moradores do Vista Bela, José Silvestre Gonçalves, disse que o Dia da Construção Social vai ficar marcado na história do bairro. “Não temos área de lazer aqui e esta é uma das primeiras investidas neste setor aqui para a comunidade. As famílias se sentiram valorizadas com a atividade. A parceria com outras instituições nos fortalece”, destacou.

Serviços – O Dia da Construção Social é realizado simultaneamente em 33 cidades brasileiras. Em Londrina, foram prestados mais de 20 mil atendimentos, entre outros, nas áreas de saúde, lazer e cidadania. Os participantes, além de aferir a pressão arterial, receberam orientações odontológicas, nutricionais e jurídicas. Também puderam usufruir dos serviços gratuitos de corte de cabelo, manicure e pedicure.

O Dia Nacional da Construção Social é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Em Londrina, é organizado pelo Sinduscon Norte PR e Seconci, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores (Sintracom) e o Sistema Sesi/Senai-PR, com apoio da Sanepar, Copel, Unopar e dezenas de construtoras londrinenses associadas, patrocinadoras do evento.

 

Galeria

  • Mais de 12 mil pessoas passaram pelo Dia da Construção Social no Vista Bela em Londrina