Notícias

Nem a chuva impediu os visitantes de conhecerem a captação de água no Piava

Diretores de escolas de Umuarama conhecem unidades da Sanepar

07/07/2016

Professores dizem ter desconstruído mitos com relação ao tratamento da água

Diretores, coordenadores e professores de escolas municipais e estaduais da rede de ensino de Umuarama participaram do Programa Conhecendo a Sanepar, que tem como meta divulgar os serviços que a Companhia oferece à comunidade. A visita ocorreu nesta quarta-feira (6) e reuniu 25 líderes. Os participantes conheceram a sede da gerência regional no centro da cidade, a Captação de Água no Rio Piava e a Estação de Tratamento de Água, no Alto São Francisco.

O gerente regional, Eduardo Iukiharu Kawassaki Junior, apresentou a estrutura organizacional da Sanepar e comentou sobre a complexidade de executar uma obra de saneamento. “As obras de saneamento básico exigem projetos complexos de médio e longo prazos. Nesse momento, estamos discutindo com a Prefeitura e com a Câmara Municipal as metas para o saneamento de Umuarama para os próximos 30 anos”. Kawassaki Junior informou, ainda, que a cidade tem índice relevante de cobertura de rede coletora de esgoto. “Mais de 90% dos imóveis contam com este serviço”, disse. A média nacional coleta é de apenas 49% dos imóveis.

Os visitantes também foram informados que no bairro Danieli, em 2017, será construído o reservatório de água tratada que permitirá melhorar as condições de abastecimento. O coordenador de Clientes, José Aparecido Fogaça, explanou sobre os processos e serviços que a Sanepar oferece, entre eles o de controle da qualidade que a Sanepar realiza na água tratada. “Em nossos laboratórios a qualidade da água é controlada 24 horas por dia, nos 365 dias do ano. São mais de 100 mil análises. Do esgoto analisamos 9.396 parâmetros e só depois é que devolvemos ao meio ambiente a parte líquida, chamada de efluente”, informou.

A professora de Ciências, Ana Cláudia Menechini, do Colégio Estadual Princesa Izabel, disse que o Conhecendo a Sanepar é um programa muito importante. “Foi muito importante conhecer de onde vem a nossa água. É daqui que sai nossa vida, sim, porque água é vida!”. O professor de Educação Física, Jonas Alves Ferreira, do Colégio Estadual Padre Manuel da Nóbrega, falou da importância da visita para desmistificar alguns preconceitos sobre o tratamento da água. “Por exemplo, sempre ouvimos dizer que a água branca é excesso de cloro. Hoje aqui ficamos sabendo que é apenas pressão na rede de água, depois de executado um conserto”. Para Maria Ornelas, professora de Português no Colégio Estadual Pedro II, o programa é “importantíssimo” porque mitos que têm enganado as pessoas foram desfeitos. “Vimos todo o rigoroso funcionamento do processo de tratamento da água e desconstruímos esses mitos”, conclui.

FUTURO – O gerente Eduardo Kawassaki Junior explicou sobre a importância da preservação ambiental no entorno do Rio Piava. “Umuarama hoje está muito segura quanto à operação do abastecimento de água, mas precisamos assegurar o fornecimento para o futuro.” Segundo o gerente, os estudos demográficos indicam que no ano de 2040, Umuarama irá precisar captar cerca de 440 litros por segundo. “Iremos cada vez mais longe e, por isso, precisamos de planejamento e assegurar os investimentos”.

Galeria

  • Nem a chuva impediu os visitantes de conhecerem a captação de água no Piava
  • Todo o processo de tratamento de água foi explicados aos professores
  • A professora Ana Cláudia disse que é importante conhecer de node vem a água das torneiras de casa
  • Gerente da Sanepar informou que o esgoto de mais de 90% dos imóveis é coletado e tratado
  • Para Jonas Ferreira a visita foi importante para desmistificar preconceitos sobre o tratamento da água
  • Para Maria Ornelas foi importante conhecer o “rigoroso funcionamento do processo de tratamento da água”