Notícias

Lindas paisagens acompanharam os maringaenses em 5 km de percurso

Ecobike e caminhada reúnem amantes do esporte e da natureza

09/06/2014

Mais de 600 maringaenses participaram do movimento que uniu o cuidado com a saúde e com o meio ambiente

Mais de 600 pessoas participaram da 6.ª edição do Ecobike e da III Caminhada Caminho das Águas, em Maringá. As atividades, realizadas no domingo (8), encerraram as comemorações da Semana do Meio Ambiente. O objetivo foi mobilizar os maringaenses para aderirem, cada vez mais, a práticas sustentáveis, integrando a população em atividades socioeducativas para cuidar da saúde e do meio ambiente.

No passeio ciclístico Ecobike, os participantes percorreram 34 quilômetros da sede da Sanepar até a Captação de Água do Rio Pirapó, a maior parte por estradas rurais. “Tivemos apenas 12 quilômetros em asfalto. É um passeio para quem gosta de aventura e adrenalina”, destacou um dos coordenadores do evento, Francisco Azevedo Freire.

O recordista brasileiro e sul-americano de atletismo Shigueo Saito, de 80 anos, marcou presença no passeio ciclístico. Ele pedala a mais de uma década. “O Ecobike é um evento para se fazer amigos, manter em dia a saúde e a qualidade de vida”, afirmou. A professora Cléia Milan e a aposentada Lourdes Galende estavam pela primeira vez no Ecobike e aprovaram o evento. “Pedalamos a menos de um ano e já fizemos alguns passeios em trilha, mas essa é a nossa primeira vez no Ecobike. Gostamos muito!”, comentou Cléia. 

Para o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Péricles Weber, o Ecobike tem se consolidado como um evento para todos os apaixonados pela vida saudável. “Faço questão de participar todos os anos. Na Sanepar, temos o projeto Ecociclo, onde incentivamos os empregados a fazer uso da bicicleta como transporte sustentável, para o trabalho ou para o lazer”, ressaltou. 

O Ecobike foi criado por um grupo de saneparianos de Maringá, em 2009, que optaram pela bicicleta como transporte alternativo para ir até o trabalho. Aos poucos, outros colegas da Sanepar aderiram ao movimento e, depois de quatro anos, já são mais de 25 saneparianos que utilizam a bike como meio de transporte. A dupla paixão – pela bike e pela empresa – gerou o passeio ciclístico.

O que começou despretensiosamente com um grupo de saneparianos, hoje é um evento municipal que em cada edição reúne mais adeptos do esporte. Já realizamos circuitos na captação de água do Pirapó e em outros roteiros”, destaca o engenheiro Alinor Rodrigues Júnior, também da organização do Ecobike Maringá. 

CAMINHO DAS ÁGUAS - Na caminhada, os participantes percorreram cinco quilômetros, pelas microbacias dos ribeirões Morangueiro e Sarandi, que compõem o trecho à margem esquerda do Rio Pirapó. No percurso, o gestor ambiental da Sanepar, Lorenso Cassaro, explicou por onde passa a adutora de água bruta (rede de água de grande porte) que leva o produto até a estação de tratamento, no Jardim Alvorada. A caminhada, que iniciou em 2010, está na 3.ª edição, e ocorre a cada dois anos.

Para Veraci Marques, mãe de Isabeli, 17 anos, e Lucas, 15, a caminhada foi pura diversão, com muito ar puro. “Foi nossa primeira vez no evento Caminho das Águas. Paisagem, ar puro e atolar o pé na lama foi tudo de bom”, disse Veraci. 

Os empregados da Sanepar de Maringá contam com um incentivo a mais para a prática da caminhada. É o projeto Água Corrente, desenvolvido especialmente para promover e envolver a prática da corrida e caminhada, como mais uma opção de ações saudáveis. “No entorno da empresa, que ocupa toda a quadra, são 700 metros. Nossa vizinhança já usa para a prática do esporte, por isso, podemos e devemos fazer o mesmo. É mais saúde e disposição para todos nós”, comenta a empregada da Sanepar, Marília Rech.

 

Galeria

  • Lindas paisagens acompanharam os maringaenses em 5 km de percurso
  • Lindas paisagens acompanharam os maringaenses em 5 km de percurso
  • Cléia Milan e Lourdes Galende pela primeira vez no Ecobike
  • Shigueo Saito, 80 anos de idade e muita disposição
  • Captação de Água da Sanepar foi o ponto de encontro de ciclistas e caminhantes
  • A concentração dos 700 participantes foi na Sanepar do Jardim Alvorada
  • Estrada rural e muita subida para os ciclistas, ao meio da plantação de milho
  • Estrada rural e muita subida para os ciclistas, ao meio da plantação de milho