Notícias

Ecoexpresso chega à praia e população é convidada para falar de água

08/01/2016

Ônibus equipado com uma grande maquete revela aos visitantes o processo do “Rio ao Rio”

A partir deste sábado (9), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) abre à população as portas do Ecoexpresso, na praia de Caiobá, em Matinhos. Uma grande maquete instalada dentro do ônibus permite ao visitante conhecer o caminho da água do “Rio ao Rio”, ou seja, desde o momento em que ela é captada para o consumo humano até a sua disposição final, de volta ao rio, na forma de esgoto tratado.

“O nosso objetivo, por meio do Projeto Ecoexpresso, é mostrar a importância da preservação dos recursos hídricos. Queremos chamar a atenção da população para o fato de que a água é um recurso natural finito. Se não cuidarmos de forma adequada, podemos ficar sem”, destaca o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.

Além dos processos de abastecimento com água tratada e coleta e tratamento de esgoto, a maquete demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto e apresenta como é feito o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.

“Agentes socioambientais treinados pela Sanepar acompanharão os veranistas e moradores durante a visita para explicar o processo e repassar informações sobre meio ambiente e saneamento”, explica a gerente da unidade de Educação Socioambiental da Sanepar, Lilian Pérsia.

O ônibus está estacionado na Rua Londrina, pertinho do mar, na praia de Caiobá, em Matinhos. Ele estará aberto à visitação todos os dias da semana, das 13h às 21h. Depois de Matinhos, onde ficará por 15 dias, o Ecoexpresso segue para Pontal do Paraná.

Galeria