Notícias

Do início do ano até agora, mais de 1.500 estudantes de Prudentópolis participaram diretamente das ações

Educação ambiental para mais de 1.500 estudantes de Prudentópolis

13/07/2016

Parceria com as redes estadual e municipal de educação estimula a responsabilidade com o meio ambiente

Aproximadamente 50 alunos do Colégio Estadual Alberto de Carvalho, de Prudentópolis, participaram nesta quarta-feira (13) de uma atividade socioeducativa promovida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Com palestra e jogos didáticos, os estudantes aprofundaram o conhecimento sobre o ciclo da água e a reflexão sobre a importância de preservar os recursos hídricos.

Esta foi mais uma das diversas atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Sanepar no município. “As ações são fruto de uma parceria entre a Sanepar e as secretarias de Educação e Meio Ambiente do Município, que acabou se estendendo também para a rede estadual de ensino”, explica a gestora socioambiental da Sanepar Luciana Garcia.

Do início do ano letivo até agora, mais de 1.500 estudantes de Prudentópolis já participaram de alguma atividade dentro do programa de educação socioambiental da Sanepar, que em Prudentópolis é reforçado por um projeto local criado pela Secretaria Municipal de Educação.

“Elaboramos um cronograma de visitas às escolas tanto da área urbana quanto da área rural. Até o fim do ano, esperamos levar esse trabalho para as 56 escolas da rede municipal de ensino”, afirma Nilce Antunes Maia de Oliveira, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Prudentópolis.

Ela destaca que a educação socioambiental é um dos desafios das escolas e deve ser um trabalho contínuo. “A parceria com a Sanepar é muito válida e muito rica. O trabalho educativo da Companhia complementa o projeto que temos no município e tem contribuído muito com o objetivo que temos de despertar nossos alunos para a preservação do meio ambiente”, considera Nilce.

TRABALHO QUE NÃO PARA – Com o uso de diferentes recursos, através de palestras, jogos didáticos, ou cineminha educativo, recebem destaque temas como a disponibilidade hídrica, a distribuição da água no planeta, crise hídrica, desafios para conservação dos recursos hídricos, consumo consciente, destinação correta dos resíduos sólidos urbanos, reciclagem, os processos de tratamento da água e do esgoto, bem como projetos e programas desenvolvidos pela Sanepar. “Os temas são trabalhados levando em conta a faixa etária e em consonância com o próprio currículo escolar”, observa Luciana. No início de julho, foram desenvolvidas atividades com 252 alunos das Escolas Municipais Clotilde dos Santos Gomes e Severo Agibert.

Galeria

  • Do início do ano até agora, mais de 1.500 estudantes de Prudentópolis participaram diretamente das ações
  • Alunos do Colégio Estadual Alberto de Carvalho aprendem sobre preservação ambiental brincando
  • Parceria vai levar educação ambiental para 56 escolas até o fim do ano
  • Alunos do Colégio Estadual Alberto de Carvalho aprendem sobre preservação ambiental brincando