Notícias

Em Curitiba, o consumo de água aumentou 24 milhões de litros por dia

21/12/2011

Imóveis sem reservatório adequado podem registrar falta de água

Desde que as temperaturas subiram em Curitiba e Região Metropolitana, o consumo de água aumentou 24 milhões de litros por dia, o que representa cerca de 3,5%, em relação aos 10 primeiros meses do ano. A falta de chuva na região na última semana reduziu a vazão do Rio Miringuava, diminuindo em cerca de 11% a produção de água tratada naquele sistema, um dos quatros responsáveis pelo abastecimento da capital e municípios metropolitanos.

Estas duas situações somadas estão repercutindo no abastecimento. Moradores de alguns bairros de Curitiba, Pinhais e Piraquara estão sentindo falta de água em suas torneiras. O problema, no entanto, só é registrado nos imóveis que não possuem caixa de água conforme determina a norma técnica da ABNT. O reservatório domiciliar deve ter capacidade para abastecer o imóvel por, no mínimo, 24 horas.

Impacto – Para amenizar os impactos do pico de consumo, a Sanepar está usando toda a capacidade instalada nos sistemas Miringuava, Iguaçu, Iraí e Passaúna. Os quatro funcionam de forma integrada.

Estão sendo realizadas obras para melhorar a capacidade de produção e de distribuição do sistema e os técnicos acompanham a evolução do consumo dia e noite, fazendo os remanejamentos que permitam reduzir as conseqüências do aumento no consumo e queda na produção de água.

Os bairros mais afetados e que estão sendo monitorados pelo Centro de Controle Operacional e pelas equipes em campo são:

Curitiba - Pinheirinho, Ceasa, Ganchinho, Umbará, Capão Raso, Tatuquara, Sítio Cercado, Alto Boqueirão, Campo Santana, Cidade Industrial e Caximba.

Pinhais - Vila Amélia, Maria Antonieta, Palmital, Jardim Triângulo e Rosi Galvão.

Piraquara - Guarituba.

O que fazer - A população pode colaborar. Basta usar água tratada racionalmente, reduzindo o tempo no banho; fazendo reúso da água usada na máquina e tanque de lavar roupa, deixando de lavar carro e calçada, além de outras mudanças nos hábitos de consumo.

Dicas para reduzir o consumo de água

Para limpar a casa e o carro:

- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

- A água do último enxague do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxague com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.

Na higiene:

- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto.

- Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

Outras dicas:

- Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna.

- Se observar vazamento de água na rua, avise a Sanepar imediatamente pelo telefone 115.

Consumo aumentou cerca de 3,5% em relação aos 10 primeiros meses do ano

Galeria