Notícias

A vistoria na Região Leste da cidade começou esta semana

Em Foz do Iguaçu 15% das fossas sépticas ainda não foram desativadas

23/10/2013

Irregularidade foi encontrada pela Sanepar, que vistoriou mais de 2.500 imóveis nos últimos dois meses

A Sanepar constatou que mais de 380 famílias de Foz do Iguaçu mantêm potencial criadouro do mosquito da dengue em seus terrenos porque ainda não desativaram a fossa séptica. Desde agosto, a empresa participa da campanha de combate à doença. Em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses, estão sendo feitas vistorias nos imóveis já atendidos com o serviço de coleta de esgoto.

Nos últimos 60 dias, os técnicos percorreram os bairros da região da Vila C e Três Lagoas, ambas localizadas na Região Norte do município. Neste período foram vistoriados 2.532 imóveis. Em 15,3% deles os moradores ainda não haviam aterrado adequadamente as fossas sépticas, o que já deveriam ter feito quando que executaram a ligação do esgoto à rede da Sanepar.

“As fossas sépticas se destacam como local de foco do mosquito da dengue porque estão cheias de água e oferecem as condições adequadas para se transformar em criadouros”, diz o gerente da Sanepar em Foz do Iguaçu, Rodrigo Becker. Os donos dos mais de 380 imóveis em situação irregular estão sendo notificados para eliminar a fossa.

QUESTÃO DE SAÚDE – Na Região Leste, as vistorias foram iniciadas nesta semana no bairro Morumbi, onde a rede coletora foi implantada no início do ano. Os donos dos imóveis estão sendo notificados e têm prazo de 60 dias para regularizar a situação. Carlos Euzébio da Silva mora no bairro Morumbi há mais de 20 anos. Ele diz que agora que conta com a rede de esgoto vai aterrar a fossa e fazer a ligação no próximo mês.”Eu creio que é uma questão de saúde. Por isso, vou fazer a ligação”, disse.

Os moradores também estão sendo avisados de que podem ligar para o telefone 199 da Defesa Civil e solicitar que a Prefeitura doe a terra para o fechamento das fossas. A doação é destinada às famílias sem condições financeiras para bancar o custo da desativação.

A Sanepar também está divulgando nas faturas de água e esgoto mensagem educativa sobre a campanha. Com os dizeres Foz na luta contra a dengue, colabore e feche fossas. Você pode ser uma vítima. Ligue 199 – Defesa Civil, a mensagem integra a campanha educativa de combate aos focos do Aedes Aegypti. Os mais de 80 mil imóveis cadastrados pela Sanepar receberam as faturas com a mensagem.

Galeria

  • A vistoria na Região Leste da cidade começou esta semana
  • Para Carlos Euzébio, morador do Morumbi, é uma questão da saúde
  • Sanepar está divulgando na conta de água mensagem educativa