Notícias

Em Foz do Iguaçu, 21% das ligações de esgoto ainda estão irregulares

26/06/2012

Em Foz do Iguaçu, 21% das ligações de esgoto vistoriadas estão irregulares. Na maioria dos casos as irregularidades foram cometidas por moradores que ainda confundem rede de esgoto com rede de drenagem (galerias de águas pluviais). Em seis meses a Sanepar vistoriou 2.283 imóveis da região do Porto Meira, onde foi detectado o mau uso da rede coletora. A má utilização destes dois sistemas (o de esgoto, sob responsabilidade da Sanepar e o de drenagem, da Prefeitura) provoca sérios prejuízos para a população e para o meio ambiente.
Por não conhecer a diferença entre os dois sistemas, as pessoas solicitam à Sanepar a solução de problemas nas galerias pluviais. Em média, diariamente, ocorrem duas solicitações para este tipo de serviço, que deve ser encaminhado à Prefeitura. 

Diferenças – Identificar qual é a rede de esgoto e qual rede se destina a captar água da chuva é muito fácil. A rede da Sanepar, normalmente, é de manilha de barro ou em tubulação de PVC. A rede da Prefeitura é formada por tubos de cimento, de maior porte. A parte mais visível são as grades instaladas perto do meio-fio, conhecidas por boca de lobo ou bueiro. A rede da Sanepar é fechada e o acesso se dá pelos poços de visita (PVs). Normalmente, as tampas dos PVs são em ferro. Na frente de cada imóvel é instalado o DTI (Dispositivo Tubular de Inspeção), cuja tampa de aproximadamente 10 cm de diâmetro (em ferro ou cimento) é a parte “visual” da ligação domiciliar de esgoto.
O gerente regional da Sanepar, Rodrigo Becker, explica que cada rede cumpre uma função. A da Prefeitura serve para escoar a água da chuva, que cai nas ruas, telhados e calçadas e evitar enchentes e outros problemas. Já a rede da Sanepar é construída para coletar o esgoto domiciliar e direcioná-lo até uma estação de tratamento. “Depois de tratado, é devolvido ao meio ambiente, sem riscos de poluir os mananciais. As águas pluviais são lançadas diretamente nos rios por meio de galerias (redes de drenagem) de responsabilidade das prefeituras”, informa.

Principais problemas – A ligação de esgoto na rede de drenagem é uma das causas da poluição ambiental, pois quando isso ocorre o esgoto é lançado diretamente em rios ou lagos. Além disso, é a principal razão do mau cheiro que vem dos bueiros localizados nas vias.
Já o lançamento indevido de água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamentos e retorno de esgoto para dentro das residências. Isso ocorre porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente esgoto e não suporta o volume da chuva. Como não existe conexão entre as duas redes, os moradores não podem canalizar a água da chuva para a rede de esgoto. Essa ligação é considerada clandestina.
Até o final deste ano ainda estão previstas cerca de três mil vistorias, completando a meta estabelecida no início de 2012, que é de cinco mil visitas a residências.

Saiba como usar corretamente o sistema de esgoto:
- Nunca ligue água de chuva na rede coletora de esgoto. A rede da Sanepar é preparada para receber esgoto e a ligação indevida provoca transbordamento nas vias públicas.
- Não jogue lixo (cabelo, plástico, absorvente, camisinha, fio dental, cotonetes, etc.) no vaso sanitário.
- Limpe periodicamente as caixas de gordura.
- Não interligue a rede de esgoto na galeria de águas pluviais.
- Mantenha as caixas de inspeção bem vedadas.
- Não jogue óleo de cozinha na pia, porque entope a rede de esgoto. Além disso, um litro de óleo pode poluir até 1 milhão de litros de água. Coloque o resto de óleo em garrafas pet e doe para reciclagem.
 

Galeria