Notícias

Em Londrina coleta de esgoto subirá de 87% para 93%

08/04/2011

O presidente da Sanepar Fernando Ghignone participou na manhã desta sexta-feira (8) de uma reunião de trabalho com o prefeito de Londrina, Barbosa Neto, na Prefeitura Municipal de Londrina. O objetivo foi ouvir demandas da prefeitura e discutir cláusulas do contrato com o município, que tem validade até 2033. Pela Sanepar, também acompanharam os trabalhos os diretores Comercial, Antonio Carlos Salles Belinati, de Investimento, João Martinho Cleto Reis Júnior, e Jurídico, Ramon de Medeiros Nogueira.
Ghignone avaliou o encontro como extremamente positivo. “Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Barbosa Neto”, afirmou. “Pudemos falar claramente sobre ajustes necessários em algumas ações desenvolvidas pela Sanepar no município e também apresentar dados sobre o volume de investimentos previstos para Londrina”.
Hoje Londrina conta com 100% de atendimento com distribuição de água. O índice de coleta e tratamento de esgoto é de 87,30%. Com os investimentos anunciados por Ghignone em fevereiro, de R$ 94,03 milhões até 2013, o atendimento em esgoto chegará a 93%. “São índices elevados, semelhantes aos de países desenvolvidos”, disse o presidente da Sanepar. Neste momento, as obras em andamento no município são da ordem de R$ 37,51 milhões. Em uma primeira fase, por exemplo, a Estação de Tratamento de Esgoto Esperança integrará ao sistema mais 15 mil habitantes do município. Em julho também entrarão em operação dois poços do Aquífero Guarani, que irão representar um aumento de 10% na produção de água, reforçando o abastecimento na região Norte de Londrina.
O prefeito Barbosa Neto relatou ao presidente da Sanepar a preocupação com uma queda no número de beneficiários da Tarifa Social da água no município. Ghignone reiterou que, seguindo orientações do governador Beto Richa, a Sanepar está realizando um recadastramento para garantir que todas as pessoas que se enquadrem nos critérios do programa sejam beneficiadas. Também ficou acertado que Sanepar e prefeitura estudarão formas de trabalho conjunto para recapeamento asfáltico posterior a obras e serviços de manutenção de rede.

Galeria