Notícias

Quinta edição do Abraço no Lago reúne mais de 3 mil voluntários em Londrina

Empregados da Sanepar participam do Abraço no Lago Igapó, em Londrina

23/09/2013

Um dia antes do abraço, houve um mutirão de limpeza feito por voluntários

Mais de 3 mil voluntários, entre elas, empregados da Sanepar e de outras 60 entidades, participaram, neste domingo (22), da 5ª edição do Abraço no Lago Igapó, principal cartão postal da cidade de Londrina. No sábado (21), o grupo participou de um mutirão de limpeza nas ruas próximas ao lago. Os eventos marcaram o Dia da Árvore e o Dia Internacional da Paz.

A ação do domingo reuniu pessoas de todas as idades, mobilizados por empresas, organizações governamentais e não governamentais. De mãos dadas em torno dos 2.400 metros do Lago 2, entre as avenidas Higienópolis e Maringá, eles fizeram o gesto simbólico dizendo palavras de ordem como “Londrina quer paz”.

Segundo o coordenador do Abraço e presidente do Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e do Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi, a iniciativa busca a conscientização pela paz e é contra a violência e a destruição ambiental. “É um momento para falar de sustentabilidade, já que sem o equilíbrio do meio ambiente não poderíamos viver em paz”, pontuou. O Abraço no Lago faz parte da 13.ª Semana da Paz de Londrina e Região, que segue até o dia 29 de setembro, com palestras, exibição de filmes, exposição de fotos e lançamento de livro.

O mutirão de limpeza, realizado no sábado (21), retirou lixo das margens do Lago Igapó 2 e também de dentro dele utilizando um barco. O objetivo da ação foi sensibilizar a população em geral sobre o lixo que vem das ruas da região central da cidade e é arrastado até o Lago Igapó. No local também foram realizadas panfletagens sobre reciclagem e prevenção à dengue.

BOM EXEMPLO – Newton Lima da Silva, eletrotécnico na unidade de Manutenção Eletromecânica da Sanepar, participou pela quarta vez do Abraço no Lago junto com a esposa, Carmem, funcionária da Copel, e os filhos Giovani, 16 anos, e Monique, 11. Newton diz que é importante mostrar para os filhos o que é correto fazer em relação ao meio ambiente. “Somos exemplo para eles. Tanto eu quanto a minha esposa somos ligados à questão ambiental e procuramos repassar isto para o restante da família”, destaca.

O projeto Viva o Igapó, criado pela RPC TV Londrina em 2013, tem atividades programadas até 10 de dezembro, entre elas, reportagens educativas, fiscalização, exposição de fotos, passeios, observação de pássaros, piquenique e workshop. O objetivo é conscientizar a comunidade sobre os diferentes impactos dos resíduos lançados nas ruas da cidade e arrastados até o lago, além das ligações irregulares de esgoto.       

O técnico químico da área de Tratamento de Esgoto da Sanepar em Londrina, Everson Lopes de Oliveira, fez questão de participar das duas ações do final de semana. Ele elogiou a iniciativa do projeto Viva Igapó. “É importante mostrar para as pessoas que os impactos aqui dependem de ações ao longo da bacia. Um pequeno papel de bala jogado no centro da cidade, com a chuva vem parar no Igapó pelas galerias pluviais. A soma de pequenas atitudes é que acabam causando a degradação do meio ambiente”, resume.

 

 

 

 

 

 

Galeria

  • Quinta edição do Abraço no Lago reúne mais de 3 mil voluntários em Londrina
  • Empregados da Sanepar levaram suas famílias para abraçar o Lago Igapó no final de semana