Notícias

Engenheiro da Sanepar lança livro sobre gestão estratégica do saneamento

12/04/2011

O engenheiro civil Ary Haro dos Anjos Jr lançou na tarde desta segunda-feira (11) o livro “Gestão Estratégica do Saneamento”. Lotado na Diretoria de Meio Ambiente da Sanepar, Haro também é professor da Universidade Federal do Paraná. O lançamento ocorreu na Universidade Positivo, em Curitiba, durante simpósio sobre tratamento de esgoto anaeróbio promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-PR).

Destinada a gestores ambientais, a obra promete tornar-se referência para planejadores urbanos e profissionais da área ambienta, já que oferece ferramentas e técnicas de análises para tomadas de decisão expostas de forma didática e interdisciplinar, inclusive com exercícios de aplicação.

No livro, Haro revela que, entre 2003 e 2008, o setor de saneamento do país conseguiu gastar apenas um real de cada três disponibilizados pelo Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Mais grave ainda: gastou apenas um real de cada doze que o orçamento da União destinou para o saneamento no Brasil. “Em números totais, o setor conseguiu investir R$ 2,9 bilhões no período. É muito pouco, se comparado aos R$ 11 bilhões contratados e empenhados no período”, explica.

A publicação integra a série “Sustentabilidade”, da Editora Manole. Haro também atua como consultor do Banco Mundial e da Organização Mundial da Saúde, além de lecionar em cursos de pós-graduação em gestão empresarial da Fundação Getúlio Vargas.

Galeria