Notícias

Está programado rodízio no abastecimento em Medianeira

17/02/2020

Empresa recomenda que a população colabore e priorize o uso da água para alimentação e higiene pessoal

A partir da quinta-feira (20), a Sanepar poderá implantar sistema de rodízio no abastecimento em Medianeira, caso não chova o suficiente ou caso as manobras de recuperação de reservatório não sejam eficientes. A medida é necessária porque a estiagem prolongada diminuiu drasticamente a vazão dos mananciais subterrâneos (poços), que abastecem os dois sistemas, reduzindo em cerca de 30% a captação e a produção de água tratada. Além disso, as altas temperaturas têm provocado elevação no consumo acima da média para a cidade

Durante o período de rodízio, para que todas as regiões sejam atendidas com água tratada, foi feita uma divisão da cidade em setores que vão ter o abastecimento de forma alternada, com paralisação durante o dia.

“A Sanepar vem adotando todas as medidas emergenciais para garantir o abastecimento, porém não está sendo suficiente para manter a regularidade no abastecimento. O rodízio é a alternativa encontrada para que os imóveis de todas as regiões tenham acesso à água tratada”, explica o gerente regional da Sanepar, Nilton Perez. O gerente lembra que a medida é temporária e que, se cada um contribuir e fizer a sua parte com o uso racional da água, serão amenizados os impactos da falta de água.

A recomendação é que a água seja utilizada prioritariamente na alimentação e higiene pessoal. As limpezas pesadas, lavagens de veículos, calçadas, fachadas e irrigação de hortas e jardins são atividades que devem ser adiadas até que a situação volte à normalidade.

FUNCIONAMENTO DO RODÍZIO – A cidade foi dividida em setores que terão o fornecimento de água interrompido. O horário da interrupção do fornecimento de água será sempre das 8h às 18h, com previsão de normalização gradativa no início da noite.

Na quinta-feira (20), a interrupção no fornecimento de água irá atingir os bairros Nazaré, Loteamento Santos Dumont, Cidade Alta e Loteamento Cidade Alta 2.

Na sexta-feira (21), a medida será adotada nos bairros Panorâmico, Cidade Alta, Nazaré, Alvorada, Centro, São Cristovão, Itaipu, Independência, Pedreira, Linha Berneck, Loteamento Pavan, Dom Pedro, Tropical, Veneza, Pinandi e Loteamento Olinda, 

No sábado, os bairros atingidos serão: Belo horizonte, Condá, Ana Claudia, Loteamento Vila Verde, Loteamento Vendrame, Loteamento Santo Antonio, Loteamento Paglia, Ipê, Vila Nova, Loteamento Portugal, Loteamento Puerari e Área Industrial.

No domingo, não haverá rodízio no abastecimento.

Na segunda-feira, está programado para os bairros Ipê, Jardim Florido, Ipezinho, Centro, São Cristovão, Condá, Loteamento Puerari, Frimesa, Laranjeiras, Jardim Irene e Vila Alegria.

Galeria