Notícias

Visitantes podem ver como deve ser feita a correta ligação de esgoto

Estande da Sanepar simula casa para mostrar ligação de esgoto

12/04/2016

Sob o chão de vidro, visitantes podem ver tubulação da rede de esgoto

Cerca de 21 mil alunos de escolas estaduais, municipais e particulares são esperados, até a sexta-feira (15), no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. Eles estão inscritos no programa de visitas gratuitas à ExpoLondrina 2016 e alguns deles já passaram pelo estande da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), nesta segunda e terça-feira (11 e 12). No estande da Sanepar, os visitantes conhecem como deve ser feita a ligação das suas casas na rede coletora de esgoto, o que pode e o que não pode ir para a rede e a importância de separar o esgoto da água de chuva.

Tubulações em tamanho real, sob o piso de vidro, chamam a atenção de adultos e de crianças. O gerente geral da Sanepar na região Nordeste, Sérgio Bahls, explica que a ideia é simular o “quintal de casa” para demonstrar como devem estar dispostas tubulações e as caixas de passagem e de gordura. Também são explorados temas como a importância de a água de chuva ir direto para lagos e rios e do lixo não ser destinado para a rede coletora de esgoto.

“Ainda temos muitas pessoas jogando papel higiênico, fraldas e camisinhas no vaso sanitário. Isto atrapalha o funcionamento da rede de esgoto que não foi dimensionada nem para lixo e nem para água de chuva”, resume. A campanha “Vaso sanitário não é lixeira” também está nos banheiros do parque. 

ENTUPIMENTOS – A gestão da rede coletora de esgoto é um desafio diário para as equipes de manutenção da Sanepar. Londrina tem mais de 2.000 km de rede e todos os dias mais de 100 pontos da rede são vistoriados. Trechos são lavados para evitar a total obstrução das tubulações, onde é comum encontrar incrustações de gordura e “buchas de cabelo”. “Quando se joga cabelo pelos ralos e vaso sanitário este material se junta e vai agrupando outros elementos. Algumas vezes os nossos poços de visita extravasam porque as pessoas ainda não criaram o hábito de reaproveitar o óleo usado e nem de jogar os cabelos na lixeira”, argumenta Bahls.  

Parceria entre a Sanepar e a Cáritas Arquidiocesana de Londrina tem incentivado as pessoas a não jogarem óleo na rede de esgoto. O Projeto Óleo Solidário arrecada o produto usado e o vende para angariar recursos para os diferentes projetos sociais nas paróquias. Os 60 pontos de coleta na cidade estão sendo divulgados no estande da Companhia.

LOCALIZAÇÃO – O estande da Sanepar na ExpoLondrina 2016 está localizado na esquina da Avenida Brasílio de Araújo Neto com a Rua Francisco Luiz Prando Galli, próximo à sede administrativa da Sociedade Rural do Paraná. Até domingo (17), estará aberto das 10h às 22h.

 

 

 

 

 

Galeria

  • Visitantes podem ver como deve ser feita a correta ligação de esgoto
  • Crianças visitam estande da Sanepar na Expolondrina
  • Até sexta-feira (15) são esperados 21 mil alunos de escolas estaduais, municipais e particulares
  • Crianças da Escola Menino Deus Jardim Maracana, na Expolondrina