Notícias

Alunos do Colégio Agrícola Manoel Moreira Pena foram os primeiros a realizar a visita

Estudantes conhecem tratamento de água em Foz

10/09/2013

Parceria com projeto Cidade Limpa conscientiza estudantes sobre importância da água e seus usos

Alunos de quatro escolas estaduais da região do Porto Meira, em Foz do Iguaçu, vão conhecer nesta semana a Estação de Tratamento de Água Tamanduá,  onde é realizado todo o processo que transforma a água do rio em água segura para o consumo humano. As visitas, que começaram nesta segunda-feira (9), fazem parte da campanha Cidade Limpa, promovida pela RPCTV, da qual a Sanepar é parceira.

A Estação de Tratamento de Água Tamanduá é responsável pelo fornecimento de água tratada para a área sul da cidade, onde está localizada a região do Porto Meira. Na Região existem mais de 25 mil imóveis atendidos pela Sanepar.

Os alunos do segundo ano do curso técnico de Agropecuária e Meio Ambiente do Colégio Manoel Moreira Pena foram os primeiros a participar da visita. Eles conheceram o processo de tratamento de água, desde a chegada da água in natura na estação até a saída para a distribuição e entrega nas residências. Os técnicos da Sanepar também mostraram como as caixas-d’água devem ser limpas. A limpeza deve ser feita a cada seis meses.

O estudante Anderson Carlos Szduburski disse que foi interessante conhecer todo este processo de tratamento. “Muitas pessoas bebem a água e não sabem de onde vem. Não sabem que é necessária uma grande infraestrutura e investimentos para fazer a água de qualidade chegar na torneira”, disse.

A aluna Mirian Conrad de Souza disse que as instruções sobre limpeza de caixa-d’água foram muito úteis. “Descobrimos que se a limpeza não for feita pelo menos duas vezes por ano há risco de doenças”, lembrou.

A professora Silmara Wandcheer ressaltou a importância da parceria entre as escolas, Sanepar e RPCTV, pois a visita alia informações técnicas com cotidianas. “Isso é um exemplo de cidadania e consciência ambiental”, comentou.

OUTRAS AÇÕES – Além das visitas, a Sanepar também participa do projeto Cidade Limpa em outra frente, que é a desobstrução e limpeza da rede de esgoto e dos poços de visita (PVs). Até o dia 21 de setembro, os técnicos da empresa estarão na região fazendo serviços de limpeza dos equipamentos. A manutenção faz parte da rotina das atividades operacionais, executadas em campo, mas as ações concentradas neste período são para chamar a atenção dos moradores para a sujeira nas ruas e o volume de lixo jogado nos bueiros e rios na região do Porto Meira, formada por 32 bairros.

Nas manutenções já realizadas no Porto Meira foram encontrados, dentro da rede de esgoto, os mais diversos tipos de materiais. “Plásticos, pedaços de panos, calçados e até pedaços de móveis foram jogados na rede de esgoto. Isto poderia ser evitado se as pessoas não jogassem lixo na rua ou nos vasos sanitários”, comenta o gerente regional da Sanepar de Foz do Iguaçu, Rodrigo Becker. Ele ressalta que danos e entupimentos da rede comprometem o fluxo da água residuária provocando o retorno do esgoto para dentro dos imóveis ou extravasamentos na rua.

 

Galeria

  • Alunos do Colégio Agrícola Manoel Moreira Pena foram os primeiros a realizar a visita
  • Jovens puderam tirar dúvidas sobre o tratamento da água feito pela Sanepar
  • Alunos do Colégio Agrícola Manoel Moreira Pena foram os primeiros a realizar a visita
  • Importância da limpeza da caixa-d´água foi um dos assuntos abordados na visita técnica
  • A aluna Mirian Souza lembrou que a limpeza da caixa-d’água ajuda no combate a doenças de veiculação hídrica
  • O aluno Anderson Szduburski ficou impressionado com a infraestrutura necessária para tratar a água