Notícias

Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente conheceram o laboratório de análises na Estação de Tratamento de Água

Estudantes de curso técnico em meio ambiente visitam Sanepar

24/03/2017

Eles conheceram as estações de tratamento de água e de esgoto da cidade 

“Eu não tinha ideia de que era tão complexo, estou fascinado”. As palavras do estudante Maicon Gilberto, 17, traduzem a percepção dele e de seus colegas após visitarem, no Dia Mundial da Água, quarta-feira (22), a Estação de Tratamento de Água e a Estação de Tratamento de Esgoto da Sanepar, em Guarapuava.

Cerca de 40 alunos do 2.º e do 3.º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Francisco Carneiro Martins conheceram todo o processo de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto.

Guiados por técnicos da Companhia e acompanhados por professores do curso e representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os estudantes conheceram os laboratórios de análises da Estação de Tratamento de Água (ETA) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Eles visitaram, ainda, o Espaço da Memória, no hall de entrada da ETA, que conta um pouco da história do saneamento em Guarapuava e expõe equipamentos antigos que compunham o sistema.

O estudante Maicon está no 3º ano do curso técnico e tem planos bem definidos para o futuro. A visita à Sanepar só fez aumentar sua vontade de se dedicar a uma profissão ligada ao meio ambiente. “Com certeza é esse o meu caminho. Possivelmente, vou fazer engenharia ambiental. Tudo o que vi aqui me fez compreender bem melhor o que aprendemos em sala de aula, a parte teórica se completou com a parte empírica aqui, na Sanepar. Eu não tinha ideia, e acho que a maioria das pessoas também não têm, de quão complexo é todo o processo, todas as etapas do tratamento da água e do esgoto, todas as análises que são feitas. Estou maravilhado com o que a Sanepar faz”, declarou.

A estudante Laís da Silva, 16, está no 3.º do curso, se interessa por temas relacionados à natureza e aos cuidados com o meio ambiente desde criança e também quer seguir carreira. “Eu já visitei a estrutura da Sanepar antes, tinha visto como é todo o caminho pra retirar água do rio, tratar e distribuir. O trabalho da Sanepar é admirável. Eu penso em cursar geologia ou engenharia ambiental. Tenho também muita vontade de fazer concurso e vir trabalhar aqui”, planeja.

A colega de Laís, Cíntia Gomes da Silva, 16, alimenta a mesma vontade de ingressar na Companhia futuramente. Vontade incentivada pelo pai, Glailton Maximiniano da Silva, que é sanepariano. “Vejo pelo meu pai, que atua em campo e cuida da parte de redes de esgoto, que o trabalho é muito importante pra ele. Quando visitamos e conhecemos os processos da Sanepar e o trabalho das pessoas que estão aqui percebemos o quanto tudo é feito com seriedade, profissionalismo”.

Visitas de estudantes, de empresas e de outros grupos às Estações de Tratamento da Sanepar em Guarapuava podem ser agendadas pelo e-mail rlborges@sanepar.com.br.

Galeria

  • Estudantes do curso técnico em Meio Ambiente conheceram o laboratório de análises na Estação de Tratamento de Água
  • Estudantes na Estação de Tratamento de Esgoto Vassoural; ao fundo, viveiro de mudas mantido pelos empregados da Sanepar
  • Espaço da Memória, na ETA, conta história do saneamento básico em Guarapuava
  • Espaço da Memória, na ETA, conta história do saneamento básico em Guarapuava
  • Empregado mostra funcionamento do Jar Test: aparelho ajuda definir quantidade de coagulante que deve ser usada no tratamento
  • Laís da Silva quer seguir carreira na área de meio ambiente e trabalhar na Sanepar
  • – Estudante Maicon ficou fascinado com todo o processo de tratamento da água
  • Técnico Mário Budeneck explica à estudante Cíntia como é o monitoramento de toda a cidade na Central de Controle Operacional