Notícias

Em Londrina, o Lago Igapó será monitorado pelos alunos Colégio Estadual Albino Feijó Sanches

Estudantes de escolas estaduais monitoram rios do Paraná

20/09/2013

Atividades acontecem nesta sexta (20) e sábado (21) em seis cidades e continuam noutros locais nas próximas semanas

Alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas nas quais as escolas estão inseridas. As atividades, promovidas pela Sanepar, começam a ser desenvolvidas nesta sexta-feira (20) e sábado (21) em Londrina, Apucarana, Siqueira Campos, Castro, Cianorte e Umuarama. As ações integram o projeto “Sustentabilidade: da Escola ao Rio” que está sendo lançado ao longo desse mês em 21 cidades do Paraná e envolve 23 escolas.

O projeto busca disseminar o conceito de sustentabilidade e como se aplica à qualidade e conservação dos recursos hídricos. Os estudantes, acompanhados por técnicos da Sanepar e pelos professores, farão o monitoramento do rio por meio da coleta de amostras de água e dos resíduos sólidos encontrados nas margens dos recursos hídricos. O projeto é realizado pela Sanepar em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação (Seed).

Em Londrina, o projeto tem como foco o Córrego Cambé. Dele participam 35 alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Estadual Albino Feijó Sanches. Gestores de educação ambiental da Sanepar apresentaram aos estudantes, no início desta semana, a metodologia para a coleta e monitoramento das amostras. Nesta sexta-feira (20), eles realizam o trabalho de campo, com a coleta de amostras de água e resíduos em três locais: na confluência do Ribeirão Cacique com o Cambé, atrás da Pontifícia Universidade Católica (PUC); na confluência do Ribeirão Baroré com o Cambé, já no Lago Igapó 4, próximo a Avenida Castelo Branco; e, no Lago Igapó 1, na barragem. O objetivo é comparar a qualidade da água antes e depois do represamento do Lago.

Em Siqueira Campos, o projeto também inicia nesta sexta-feira (20), com a soltura de balões com sementes de árvores nativas e o plantio, no marco zero da cidade, de árvores adultas de figueira. Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, será repassado o kit para o monitoramento da qualidade da água do Córrego Água Fria, manancial de abastecimento local, para alunos do Colégio Estadual Professor Sejismundo Antunes Neto. A palestra de apresentação do projeto e a primeira coleta estão agendadas para dia 25.

Em Cianorte, a escola parceira da Sanepar é o Colégio Estadual Iglea Grollmann. Nesta sexta-feira (20), a partir das 14 horas os mais de 30 alunos do ensino médio monitoram as nascentes do Córrego Apuí, nas proximidades da Estância Paraíso. O córrego é um dos principais afluentes do Ribeirão Bolívar, manancial de captação de água da Sanepar.

Os estudantes também irão coletar água do Córrego Apuí à montante e à jusante da captação e no ponto onde a Sanepar extrai a água para o abastecimento público. A gestora ambiental da Sanepar, Luzia Candida Bueno, informa que o Colégio foi escolhido como parceiro do projeto por conta dos resultados já obtidos em atividades relacionadas às questões ambientais.

O Ribeirão Bolívar é responsável pelo abastecimento de 60% da população de Cianorte e pertence à Bacia do Ivaí. Comporta, ainda, a microbacia do Rio Índio, com sete nascentes. A área das nascentes até a captação da Sanepar é de 24,17 km² e a extensão total do Ribeirão é de 14,75 km. No entorno do Bolívar e de seus afluentes, existem várias propriedades rurais, granjas, abatedouros e diversos condomínios.

Na noite desta sexta-feira (20), o projeto "Sustentabilidade: da Escola ao Rio" será lançado em Castro, no Centro Estadual de Educação Profissional Olegário Macedo, o Colégio Agrícola. No sábado (21), pela manhã, será realizado o mutirão de limpeza na Bacia do Manancial Rio São Cristóvão. Em Castro, além do Curso Técnico de Meio Ambiente, o projeto conta com o apoio da Diretoria Municipal de Meio Ambiente, Emater e Conselho Municipal de Meio Ambiente.

No sábado (21), os alunos do 2.º ano do curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas de Apucarana sairão a campo para as coletas. O foco do projeto é o Córrego Água do Jacucaca, que nasce no terreno do colégio. As coletas concentram-se num raio de 800 metros. Estão previstas coletas em outubro e novembro, quando também será realizado o plantio de árvores nativas e a caminhada ecológica. Em dezembro, o inventário com o resultado do monitoramento será apresentado aos alunos do 1.º ano do Ensino Médio, que, em 2014, darão continuidade ao trabalho.

Em Umuarama, os trabalhos serão concentrados na microbacia do Rio Piava, manancial de abastecimento da cidade. Os parceiros serão os estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente, do Colégio Professor Paulo Alberto Tomazinho. A partir das 9 horas deste sábado (21), quando se comemora o Dia da Árvore, os alunos, técnicos da Sanepar e professores darão início às atividades na captação de água no Rio Piava, na estrada Jaborandi.

Galeria

  • Em Londrina, o Lago Igapó será monitorado pelos alunos Colégio Estadual Albino Feijó Sanches
  • Em Londrina, o Lago Igapó será monitorado pelos alunos Colégio Estadual Albino Feijó Sanches