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Projeto tem a participação de 52 alunos do Colégio Polivalente, de Ponta Grossa

Estudantes seguem monitorando rio urbano

23/05/2014

As coletas aconteceram em três pontos distintos, cuja qualidade da água será monitorada durante todo o ano

Amostras de água do Arroio da Prancha foram coletadas por alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado do Colégio Estadual Polivalente, de Ponta Grossa, na última quarta-feira (21). As coletas aconteceram em três pontos distintos, cuja qualidade da água será monitorada durante todo o ano pelos estudantes. A atividade faz parte do “Projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio”, que no Colégio Polivalente tem a participação de 52 alunos.

“Para realizar as análises, o colégio recebeu um kit para o monitoramento da qualidade da água, fornecido pela Sanepar. Com o uso deste kit, serão analisados parâmetros físicos, químicos e microbiológicos das amostras da água”, detalha a gestora socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia. De acordo com Luciana, já em campo, “os alunos realizaram as coletas e analisaram a temperatura e PH das amostras. Na seqüência, as amostras seguiram para o laboratório, onde serão analisados outros parâmetros, como níveis de nitrato, nitrito, fosfato, amônia, oxigênio dissolvido, coliformes totais e Eschirichia coli. Em cada um dos três pontos, além da coleta, as análises contemplam as condições físicas e ambientais do Arroio, através de metodologia própria do Projeto.

Na semana passada, os estudantes realizaram sua primeira visita de reconhecimento do Arroio, identificando os principais impactos ambientais observados na região da bacia hidrográfica. As próximas atividades programadas serão abordagens domiciliares para sensibilizar a comunidade e um mutirão de limpeza do Arroio da Prancha. “A proposta é complementar o levantamento socioambiental buscando a realização de um trabalho educativo com a população do entorno sobre a importância do arroio, com várias orientações que vão desde dicas de economia de água, uso e limpeza de caixa-d´água, destinação correta do esgoto e dos resíduos”, adianta Luciana.

ARROIO DA PRANCHA – Localizado no perímetro urbano do município de Ponta Grossa, o Arroio da Prancha tem aproximadamente 4,4 quilômetros de extensão, percorrendo os bairros Jardim Carvalho, Órfãs e Vila Baronesa. Sua nascente está localizada no Jardim Carvalho e sua foz ao fundo do Residencial Monteiro Lobato. “A escolha se deu por ser um curso hídrico importante para as imediações do Colégio Estadual Polivalente, uma vez que grande parte dos alunos, professores e funcionários residem ou percorrem suas imediações.

Ele faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Lageado Grande, também de grande importância para o município de Ponta Grossa”, explica. De acordo com Luciana, através do projeto Sustentabilidade: da Escola ao Rio, foi possível identificar problemas decorrentes da ocupação irregular, ausência de mata ciliar e lançamento indevido de efluentes. “O conhecimento sobre a Bacia visa promover a conscientização da população para a proteção e o uso racional da água”, destaca.

O PROJETO - Promovido pela Sanepar em parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre) e Secretaria Estadual de Educação, sob coordenação da Unidade de Serviço de Educação Socioambiental da Sanepar (USEA). Além de Ponta Grossa, o projeto está sendo realizado em outras cidades do Paraná, com objetivo de disseminar o conceito de sustentabilidade e estimular discussões sobre a qualidade e conservação dos recursos hídricos. Para isso, alunos da rede estadual participam do monitoramento da qualidade da água dos rios que compõem as bacias hidrográficas em que as escolas estão inseridas.

Na avaliação da bióloga Priscila Sirigate Aplewicz, professora do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Polivalente, o projeto “Sustentabilidade” permite que os alunos vivenciem algo além do que já estavam acostumados. “Nós já desenvolvemos anteriormente um projeto semelhante de monitoramento ambiental do arroio da Prancha, que fica próximo à escola, porém nossa dinâmica de trabalho ficava mais restrita às práticas de laboratório. Agora os alunos estão tendo a oportunidade de participar de um trabalho mais abrangente, de contribuir de forma efetiva para que o Arroio seja revitalizado e perceber que com o trabalho de educação ambiental é possível alcançar resultados muito positivos”, conclui.

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